Homenagem a Nuno Portas no 7º Aniversário da Casa da Arquitectura

Categorias: Arquitetura

A Casa da Arquitectura presta homenagem, no seu 7º aniversário a Nuno Portas, arquitecto, professor e urbanista criador do SAAL o título de Sócio Honorário 2024 , numa cerimónia a decorrer no dia 23 de novembro, em Matosinhos.

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, a Casa da Arquitectura celebra sete anos de atividade no espaço do Quarteirão da Real Vinícola e organizou três dias de festa com entrada gratuita e um programa variado.

No ano em que se comemora o cinquentenário da Revolução de Abril e dias após a abertura da Exposição “O que faz falta. 50 anos de arquitetura portuguesa em democracia”, a Casa da Arquitectura presta homenagem, no seu 7º aniversário, ao arquiteto e urbanista Nuno Portas, figura de proa no desenho das linhas políticas para habitação, reabilitação urbana e urbanismo do Portugal democrático, atribuindo-lhe o título de Associado Honorário 2024 numa cerimónia a decorrer no sábado, dia 23 de novembro.

Nuno Portas, nascido em Vila Viçosa, em 1934, propôs abordagens projectuais interdisciplinares no sector e teve um “contributo decisivo na divulgação internacional dos arquitectos portugueses da geração de 60”, referia a Ordem dos Arquitectos aquando de uma homenagem que lhe prestou em 2017.

Em Julho de 1974, criou o programa SAAL – Serviço de Apoio Ambulatório Local, por despacho conjunto com o ministro da Administração Interna, Costa Brás. Fomentou ainda o desenvolvimento das cooperativas de habitação e contribuiu para a formação de Gabinetes de Apoio Local, partindo depois para Madrid, onde coordenou o processo de planeamento dos 25 municípios que constituem a Área Metropolitana da capital espanhola.

A programação de aniversário inclui ainda a 2ª edição do Seminário Internacional de Arquitetura e Sustentabilidade SHIFT, a entrega de títulos aos Jovens Embaixadores da Arquitetura, uma conversa integrada no Programa Paralelo da Exposição “O que faz falta”, Oficinas, Performances, visitas guiadas e um concerto do arquiCoro da FAUP no espaço da exposição.

Simultaneamente, vai estar aberta ao público, a Exposição “Made in Portugal” da MOR Design com peças de alta qualidade, criadas em colaboração com artesãos e designers de renome destacando-se nomes como Álvaro Siza Vieira, Manuel Aires Mateus, Keiji Takeuchi e Kengo Kuma.

Entrada gratuita em todas as atividades, sujeita à lotação dos espaços.

© Lusa/CA

Foto ©DR

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE