Hotel Rural Casa do Rio é vencedor do Grande Prémio Enor 2020 ex aequo

Categorias: Arquitetura
O Grande Prémio Enor 2020 ex aequo foi atribuído ao Hotel Rural Casa do Rio em Vila Nova de Foz Côa, do arquitecto Francisco Vieira de Campos, do atelier Menos é Mais Arquitectos e o Campo de Fútbol a Gandareira, em Silleda, dos arquitectos Carlos Alberto Pita Adad e Abraham Castro Neira.

O prémio Elevadores Enor Arquitectura Joven 2020 foi atribuido à Recuperacion de la Torre de Merola, em Barcelona, do arquiteto Carles Enrich, do estúdio Carles Enrich Studio.

O júri da 8ª edição do Prémio de Arquitectura de Elevadores Enor 2020, constituído por Carlos Seoane (presidente), Carlos Quintáns (secretário), Emilio Tufión (Grande Prémio Enor 2017), Graça Correia, Arturo Franco e María González seleccionou 18 obras como finalistas e candidatos a serem reconhecidos com o Grande Prémio Enor e o Prémio de Arquitectura Enor Jovem.

O Hotel Rural Casa do Rio saíu vencedor do Grande Prémio Enor 2020 ex aequo, porque segundo a avaliação do júri “A resolução de um programa de hotelaria rural através de uma operação infraestrutural, seguindo os passos da arquitetura contemporânea que incorpora a relação entre arquitetura e engenharia”.

Os Elevadores Enor expressam o  agradecimento a todas as arquitetas e arquitetos premiados, aos finalistas e selecionados, e, em geral, a todos os que participaram desta nova edição. Também a todos os que acompanharam e demonstraram interesse ao longo do desenvolvimento da  oitava edição.

Este ano faz-se quinze anos desde que, com muita ilusão e paixão, se realizou pela primeira vez o Prémio de Arquitetura Elevador Enor. Desde esses começos, ele se adaptou às condições em mudança, evoluindo com elas, redesenhando suas regras.
Foram marcadas as datas da reunião do júri no início de março de 2020 sem suspeitar que algo ia se intrometer de cheio em nossas vidas. Apesar de o acto ter sido possível celebrar, não há dúvida de que esta nova realidade nos obriga mais uma vez a reformular-nos e adaptar-nos a ela… Nós enfrentamos isso como um novo desafio a superar.
A Enor agradecem a todos que tornaram possível a celebração deste Prémio: membros do júri, aos mais de 200 participantes, colaboradores na organização do prémio, trabalhadores, acionistas e especialmente aos que confiam na Enor como  empresa de elevação e acessibilidade.
Queremos além disso dedicar esta edição do prémio às pessoas que sofreram de alguma forma as consequências da pandemia e àqueles que, nos piores momentos, fizeram trabalhos chaves para a sociedade como o pessoal de saúde ou o pessoal técnico da Enor, que desenvolveram um trabalho vital para que os elevadores e portas automáticas de milhares de centros e casas funcionem com total garantia.
Este ano, infelizmente, não poderemos celebrar o evento da entrega dos prémios e apresentação do livro dos prémios na nossa sede. Essa circunstância, no entanto, não nos impediu de pensar em algo especial para partilhar convosco. Fique atento às novidades que iremos anunciando nos próximos dias.
Até a próxima edição!
Elevadores Enor
Vigo, 2020
Fotografias © José Campos
LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE