
O Júri considerou que dos trabalhos apresentados no concurso, e conforme o Relatório Final, a proposta vencedora, do concorrente Ignacio Senra Fernández-Miranda destaca-se pela “articulação com o território e respeito pelos critérios fundamentais do traçado preliminar que incluem boa adaptação à topografia do lugar, refletindo uma imagem de grande qualidade espacial, incorporando o corredor verde, o enquadramento de vistas sobre o rio e eliminando a via localizada no início da arriba”.
O Júri refere ainda que a “organização fragmentada dos blocos permite uma clara distinção entre os arruamentos e os espaços verdes resolvendo simultaneamente a exposição solar e a salubridade das habitações”.
A proposta da autoria de MASS lab, Lda, classificada em 2º lugar, evidencia-se pela “qualidade do espaço público e inserção urbana, propondo uma desmaterialização do quarteirão e criando uma mancha construída que se encaixa nos espaços verdes com boa adaptação à topografia do terreno, relacionando o parque e a encosta”.
Sobre a proposta classificada em 3º lugar, do concorrente A&A, Arraiolos e Associados, Arquitectos, Lda, o Júri salienta a “organização funcional, o esquema simples e bem hierarquizado das plantas, valoriza a separação dos espaços de sala e cozinha, contrastando com uma imagem austera e pouco dinâmica das fachadas, situação agravada com a criação da dupla fachada”.
A proposta classificada em 4º lugar, do concorrente Make Concept, Lda, destaca-se “pelo modelo construtivo simples e económico, no entanto, a proposta apresenta algumas fragilidades, nomeadamente, os espaços exteriores impermeabilizados, no interior dos quarteirões, bem como a manutenção da via a sul, no topo da arriba”.
No que respeita à proposta apresentada por Appleton e Domingos – Arquitectos, Lda + BFJ – Arquitectos, Lda e classificada em 5º lugar, o Júri aponta “o propósito e o mérito de preservar as relações visuais do Parque da Bela Vista com o rio e a forte relação entre a envolvente e os espaços verdes intersticiais”.
A proposta classificada em 6º lugar, do concorrente Miguel Marcelino, Arquitectura, Lda, foi valorizada pela “eliminação da via situada no limite da arriba e a conceção de uma zona verde contínua com múltiplas possibilidades de utilização e fruição, valorizando a vista sobre o rio”.
1º classificado
Concorrente: Ignacio Senra Fernández-Miranda
Coordenação: Ignacio Senra Fernández-Miranda
2º classificado
Concorrente: MASS lab, Lda
Coordenação: Diogo de Sousa Monteiro da Rocha
3º classificado
Concorrente: A&A, Arraiolos e Associados, Arquitectos, Lda
Coordenação: Marco Filipe Fonseca Arraiolos
4º classificado
Concorrente: Make Concept, Lda
Coordenação: Tiago de Sousa Magalhães Cramez
5º classificado
Concorrente: Appleton e Domingos – Arquitectos, Lda + BFJ – Arquitectos, Lda
Coordenação: Isabel Maria Teixeira dos Santos Domingos
6º classificado
Concorrente: Miguel Marcelino, Arquitectura, Lda
Coordenação: Miguel Enes Marcelino