IHRU apresenta Plano de Ação para Reabilitação do Património

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. (IHRU) apresenta o “Plano de Reabilitação do Património” com o principal objetivo de melhorar o bem-estar e o nível de conforto dos moradores dos bairros e simultaneamente beneficiar toda a comunidade envolvente da requalificação do território urbano.

A reabilitação do património do IHRU, já em curso, vai entrar agora numa segunda fase de implementação, de acordo com uma estratégia de priorização.

Até ao presente ano, já foram reabilitadas mais de 3.000 habitações.

No ano de 2023 foram concluídas e estão em obra o correspondente a mais de 1.400 habitações e encontram-se ainda em projeto e em concurso para obra mais de 1.500 habitações.

Para o ano de 2024 está estabelecida uma ordem de priorização em três fases. Na primeira, será priorizado o processo de reabilitação de um conjunto de edifícios que corresponde a mais de 1.800 habitações de norte a sul do país. Na segunda e terceira, ainda em 2024, serão lançados os procedimentos para a intervenção em mais de 4.000 habitações, com prazos de execução até 2028.

As intervenções incidem na reabilitação da envolvente exterior e nas áreas comuns do edificado, tendo como principais objetivos: promover a eficiência energética e hídrica, melhorar o conforto acústico, reforçar o sistema estrutural, melhorar a acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada e renovar a imagem do edificado.

Enquadrado neste plano de requalificação do património, o IHRU celebra protocolo com o Município de Guimarães e as Associações de Moradores do Bairro de São Gonçalo, Bairro da Emboladoura e Bairro da Nossa Senhora da Conceição, que visa a implementação de uma política de proximidade procurando estabelecer uma interação direta entre o instituto, os municípios, e as associações de moradores dos bairros.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE