INAIN completa 30 anos com centro desportivo do Braga no estirador

A completar 30 anos de desenvolvimento de trabalho na área da arquitetura de interiores, há poucos desafios a que a INAIN não consiga dar uma forma marcante e plena de identidade, tanto no segmento institucional, como no residencial. E assim será uma vez mais, seguramente, no coração e alma do centro desportivo e administrativo do Sporting Clube de Braga, numa intervenção que se distribuirá por cerca de 30 mil metros quadrados.

A empreitada, adjudicada no seguimento de várias reuniões e estudos, engloba as áreas administrativas e desportivas da agremiação bracarense, tanto profissionais como amadoras, incluindo os balneários das equipas A e B, zonas de lazer, restauração, exteriores e, também, um hotel com 50 quartos.

“Temos, atualmente, um mercado de nicho, no que à INAIN diz respeito. Trabalhamos essencialmente com marcas de renome e os nossos clientes sabem ao que vêm quando entram no nosso gabinete. São fidelíssimos e obedecem a um arquétipo com o qual é fácil e prazeroso trabalhar. A exigência é, claro, muita, mas é um desafio que aceitamos de bom grado todos os dias”, sublinham Mário Azevedo e Paula Ferreira Alves, fundador e co-fundadora da empresa, referência em Portugal nas áreas do design e do interiorismo.

A arquitetura de interiores e decoração de centros desportivos é, aliás, uma vertente em que a INAIN tem provas dadas nos últimos anos. Os trabalhos desenvolvidos para o centro de estágios (do Olival) do Futebol Clube do Porto, bem como no Estádio, Museu e Casa do Dragão são exemplos paradigmáticos.

Mas, o portefólio de projetos-bandeira da INAIN é profícuo nestas três décadas de atividade: Finibanco, Smartenergy (Matosinhos, Porto, Milão, Valencia), Banco de Fomento de Angola (Luanda), Ecorede, Iperplano, Tania Heath Paris, Fundo Soberano de Angola (Luanda), Lusitânia Seguros, Cerealis, Barbosa & Almeida, Amorim Revestimentos e Beldi Lab (Rio de Janeiro) constam do percurso criativo do gabinete portuense.

“Estamos a atravessar aquele que poderá ser o nosso melhor ano”, também em termos de volume de negócios, revela Mário Azevedo. Isto porque a INAIN prevê ultrapassar em 2022 o que, até agora, tinha sido o melhor ano (2003), altura em que faturou 1,7 milhões de euros. “Esperamos atingir este ano os dois milhões de euros em projetos”, aponta, falando de uma faturação acumulada nos dois últimos anos que ultrapassa os 2,5 milhões. E para a qual têm contribuído igualmente os clientes do segmento residencial.

Neste particular, a empresa tem neste momento no estirador uma “extraordinária penthouse” com 350 metros quadrados na zona mais icónica do Algarve, apenas com o Atlântico pela frente. E a criatividade na linha do horizonte.

O cliente-tipo deste gabinete de arquitetura de interiores e decoração é “uma pessoa com uma razoável cultura estética, poder de compra e que sabe vagamente o que pretende”, enuncia a co-fundadora Paula Ferreira Alves, habituada a trabalhar com marcas de referência no mercado global: Minotti, Vitra, Fritzhansen, Lema, Living Divani, USM, Luceplan ou Davide Groppi. Insígnias que fazem parte do encarte de comemoração dos 30 anos da INAIN.

 

Sobre a INAIN:

A INAIN desenvolve projetos de arquitetura de interiores, mobiliário (exterior e interior), decoração, iluminação e complementos. Para responder a todas as necessidades do mercado, a empresa trabalha com variadas soluções, todas elas com um alto nível de exigência e de elevada qualidade, marca de água dos respetivos serviços. Fundada por Mário Azevedo e Paula Ferreira Alves, a INAIN projeta nos seus trabalhos um estilo muito próprio. Uma forma de estar e de trabalhar que não vai em “modismos”, apostando, isso sim, numa gramática de sintaxe moderna, com uma morfologia que recolhe influências na pintura, no artesanato e em peças de época escolhidas a rigor, o que dá aos seus trabalhos – feito de minúcias – um cunho único. Isto sem nunca perder uma certa “patine” adquirida ao longo de gerações. O gabinete trabalha com as mais consagradas marcas europeias, mas também com jovens talentos que se têm feito notar no mundo do design.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »