Instituto Silestone: Na cozinha também se protege o ambiente

Categorias: Produtos

A 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A preocupação com a sustentabilidade do planeta levou grande parte da população a estar muito mais consciente e ativa na preservação do meio ambiente nas ações mais comuns. Devido a seus usos específicos, a cozinha é um dos espaços domésticos que mais reflete esta tendência.

Na cozinha, existem muitos aspectos-chave para agir de forma mais “sustentável”: Aqui estão 9 sugestões:

  1. Compre apenas a comida que realmente necessita. Não acumule em excesso, reduzindo a exploração excessiva de recursos e o desperdício de alimentos.
  2. Evite, na medida do possível, o uso de materiais plásticos e embalagens tanto na compra quanto no manuseio e cozimento de alimentos, bem como em outros produtos. Ou, na sua falta, compre embalagens mais sustentáveis.
  3. Cozinhe a quantidade exata de comida que vai consumir e aproveite as sobras.
  4. Tente usar água suficiente para lavar e cozinhar sem deixar a torneira aberta por mais tempo do que o necessário para economizar água.
  5. Aproveite ao máximo a luz natural que você pode ter em sua cozinha.
  6. Lembre-se de que o frigorífico e o congelador são os aparelhos que consomem mais eletricidade. Tente comprar aparelhos eficientes com um rótulo energético A +++ ou A ++.
  7. Tente encher ao máximo a máquina de lavar louça, a máquina de lavar louça e a máquina de secar, economizando energia.
  8. O design adequado do espaço contribui efetivamente para a economia de água e energia e facilita o armazenamento e a preservação, reciclagem ou limpeza de alimentos.
  9. Lembre-se de reciclar embalagens e alimentos de acordo com as regras e sistemas de classificação de resíduos.

A consciência ambiental condiciona o uso da cozinha em todos os níveis

De acordo com o estudo Global Kitchen “A cozinha, o coração do lar”, a conscientização sobre o impacto do consumo humano no ambiente natural está aumentando, o que está gerando uma mudança nos hábitos domésticos com o objetivo de reduzir a pegada ambiental.

Como o impacto do consumo na cozinha é reduzido 

  • 35% separa corretamente o lixo
  • 27% reduziram o consumo de água e energia
  • 22% usam menos plástico
  • 16% reutilizam há mais de alguns anos

 

No momento da compra, uma maior conscientização do meio ambiente levou à generalização de hábitos, como levar as sacolas às lojas e comprar produtos com menos embalagens.

 

Incorporação de critérios ambientais na compra de alimentos

  • 52% carregam suas próprias malas e tentam comprar sem embalagem
  • 20% diversificam o local da compra para garantir a origem e a qualidade dos alimentos
  • 15% dão mais importância à compra a granel
  • 13% compra principalmente na internet

 

 

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE