ISMAI – Estádio foi vencedor do Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha

Categorias: Arquitetura

A obra ISMAI – Estádio, da autoria dos arquitetos José Carlos Loureiro, Luís Pinheiro Loureiro, José Manuel Loureiro, foi a grande vencedora da 1.ª edição do Prémio Municipal de Arquitetura João Álvaro Rocha.

Refere a memória descritiva da obra vencedora que “um extenso espaço vazio separava os dois extremos do campus académico, limitado a Nascente, pela linha de metro […] Agora jogam as crianças das escolas de futebol, os jovens estudantes universitários praticam e aprendem o ensino do desporto, enquanto outros podem assistir […]. O objetivo foi cumprido”.

Nesta primeira edição foi, ainda, atribuída uma Menção Honrosa a SISMA – Unidade Industrial da Maia, da autoria da arquiteta Sandra Maria Machado Ferreira Garcia.

Na entrega de prémios e menções honrosas, o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, recordou João Álvaro Rocha e considera que a iniciativa é a melhor forma de manter viva a memória de um homem que dedicou toda a sua vida profissional a esta Arte.

“É meu desejo que este prémio inspire os arquitetos do presente e do futuro, para que, tal como fez João Álvaro Rocha, nomeadamente aqui no nosso território concelhio, concebam uma Arquitetura eficaz, que saiba compaginar a dimensão social e política, que necessariamente a influenciará em cada momento histórico, mantendo igualmente a sua finalidade última, a de servir a Humanidade, refletindo e projetando no tempo e no espaço, a edificação da cidade ou do refúgio quotidiano, com que a civilização começou a revelar-se há milhares de anos atrás”, afirmou.

Quanto ao prémio, António Silva Tiago espera que sirva para incrementar, “como é pretensão da Câmara Municipal, a valorização, reconhecimento e promoção de edificações e espaços públicos, localizados no território concelhio da Maia, que se destaquem não só pela sua qualidade arquitetónica e urbanística, mas sobretudo pela sua função social, cultural e inserção urbana”.

Recorde-se que a exposição vai estar patente ao público até dia 31 de janeiro, no Fórum da Maia.

O Prémio Municipal de Arquitectura João Álvaro Rocha, de iniciativa da Câmara Municipal da Maia, com periocidade bienal, é organizado pela APJAR – Associação Pró-Arquitectura João Álvaro Rocha, com o apoio da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional Norte.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»