Joana Oliveira ganha Menção Honrosa no Concurso Instant House 2012

Categorias: Arquitetura

O jurí do Concurso Internacional de Arquitectura – Instant House 2012 (Itália), atribuiu uma menção honrosa ao Projecto “White Hole” da arquitecta Joana Oliveira Faria Guerra.

 

Entre 418 participantes, a proposta da aluna conquistou o jurí da iniciativa:

 

” O projeto apresenta aspectos de interesse para a escolha de modularidade que é capaz de absorver toda a complexidade funcional exigida pelo aviso.”

“O sistema da natureza tipológica estabelece de forma clara relações entre a base em que são colocados nas áreas comuns e da torre, com o seu pátio, onde as residências estão localizadas e espaços individuais.”

 

Conceito

O concurso de ideias tinha por base a criação de um conjunto habitacional e alguns serviços (3000 m2), sendo que o projecto deveria basear-se numa construção temporária e modular com a utilização de principios Bioclimáticos e Sustentáveis.

 

O projecto “White Hole” consiste essencialmente na utilização do Processo “Snowcooling” em que um conjunto habitacional se desenvolve à volta de um páio e consegue armazenar a neve no período de Inverno e utiliza-la durante o período de Verão para arrefecimento das habitações.

Para alem deste conceito que dá nome ao Projecto, destaco ainda a importância atribuída ao local, o modo como todo o conjunto se desenvolve, tendo em atenção principios de ventilação cruzada e captação da energia solar através do vidro fotovoltaico.

Destaca-se ainda a utilização de sensores piezoeléctricos integrados no pavimento exterior, o que possibilita à passagem de pessoas e bicicletas com alguma intensidade gerar energia.

 

O gosto pelo desenho, o incentivo por inovar e criar conceitos diferentes tendo em consideração os principios Bioclimáticos e Sustentáveis está na base da minha formação e na base de todo o meu trabalho. Gostaria ainda de acrescentar que estou desde 2010 a trabalhar em atelier próprio, tenho participado em diversos Concursos a nível nacional e Internacional e exposições a nível Nacional. Actualmente encontro-me igualmente a dar aulas de desenho numa escola de Artes Multimédia. A base de todo o meu trabalho assenta exactamente na importância do Processo de Desenho.

 

 

Imagens: Arquitecta Joana Oliveira Faria Guerra

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?