João Morgado vence prémio internacional de Fotografia de Arquitectura

Categorias: Arquitetura

O fotógrafo Português João Morgado foi um dos vencedores do prestigiado prémio ARCAID Images – Fotografia de Arquitectura 2014, no âmbito do evento internacional WAF – World Architecture Festival que decorreu em Singapura entre 3 e 6 de Outubro.

 

João Morgado foi distinguido na categoria “Sentido de Lugar” com uma fotografia aérea das Piscinas das Marés em Leça da Palmeira, uma das mais icónicas obras do arquitecto Álvaro Siza Vieira.

 

O distinto painel de jurados deste ano incluía Kristina Julia Bacht, Amy Croft, Sir Terry Farrell, Bjarne Hammer, David Jenkins, Ken Schluchtmann e Calvin Tsao + Zack McKow. Durante o processo de pré-selecção, cada um jurados foi convidado a olhar para além da própria arquitetura, considerando detalhes de composição, atmosfera e escala para avaliar quatro categorias de imagens: Exteriores, Interiores, Sentido de lugar e Edifício em uso.

 

Este prémio tem como objectivo chamar a atenção para a experiência do fotógrafo de arquitectura, “que traduz a sofisticação da arquitectura através de duas dimensões para explicar e exaltar o caráter, os detalhes e o contexto do projecto.”.

 

De acordo com um comunicado da ARCAID Images, “A experiência da arquitetura, para a maioria das pessoas, acontece através de imagens”, e “a arquitetura é o foco, e a imagem é considerada apenas um meio”.

 

O vencedor global do prémio de ‘Fotógrafo do Ano 2014’ foi atribuido à dupla Hufton and Crow com uma imagem do Centro Heydar Aliyev no Azerbeijão desenhado pela arquitecta Zaha Hadid.

 

Todas as fotografias finalistas e premiadas estarão em destaque na exposição “Building Images 2015” no Sto Werkstatt em Londres de 16 de Janeiro a 27 de Fevereiro 2015.

 

Mais informações e imagens premiadas em:

http://www.arcaidawards.com

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?