José Maria Gonçalves Vieira vence concurso para módulos de restauração na Praça S. João Bosco

Categorias: Arquitetura
O vencedor do concurso para módulos de restauração na Praça S. João Bosco foi José Maria Gonçalves Vieira.

Na memória descritiva do projecto pode-se ler que "a praça S. João Bosco é um cul-de-sac localizado no fim da Rua Silva Carvalho e integra um parque para os moradores de Campo de Ourique em Lisboa. Os novos módulos de restauração distribuídos em torno das clareiras do jardim existente, multiplicam a vegetação através da sua reflexão, evitando a povoação do jardim com novas volumetrias artificiais.
Os módulos, espelhados, servem de enquadramento do próprio jardim, de forma a desvanecer os seus limites. O jardim em frente ao cemitério deixa de ser o fim de um percurso. As noções de princípio e fim dão lugar à forma de permanência. Estende-se o tempo.
A construção é feita com uma estrutura metálica, leve, revestida a película de espelho. No interior dos planos, inclui-se uma cozinha e um espaço de arrumos. A esplanada será a área coberta pelas copas das árvores onde se implantam os módulos."
Os resultados do concurso promovido pela Junta de Freguesia da Estrela com a assessoria da OASRS foram divulgados na cerimónia que decorreu ontem na Academia Estrela.
 
O júri, composto pelo Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, o  Arq. Paulo Pinheiro e o Arq. Marcelo Dantas (indicado pela OASRS) considerou que a proposta vencedora, da autoria do Arq.to José Maria Gonçalves Vieira, destacou-se pelo modo como se integra no local, assumindo uma presença dissimulada mas profundamente transformadora dos modos de aproximação e vivência do Jardim.
 
O segundo prémio foi atribuído à FMCA Arquitectura, e o terceiro, à proposta da autoria do Arq.to João Araújo Sousa.
 
O júri deliberou atribuir duas menções honrosas aos trabalhos classificados em 4º e 8º lugares, da autoria do Arq.to João Albano Vinhas Fernandes e ARCA, respectivamente.
 
1º classificado
Concorrente e coordenação: José Maria Gonçalves Vieira
Equipa: Rodrigo Gorjão Henriques
 
2º classificado
Concorrente: FCMA arquitectura
Coordenação: Cândida Catarina Militão Morgado
 
3º classificado
Concorrente e coordenação: João Araújo Sousa
 
MENÇÃO HONROSA (4º classificado)
Concorrente e coordenação: João Albano Vinhas Fernandes
 
MENÇÃO HONROSA (8º classificado)
Concorrente: ARCA
Coordenação: Francisco Xavier Palma Coelho Cordovil Cardoso
 
A exposição dos trabalhos ficará patente ao público até ao final do mês de Setembro, na galeria de exposições na Academia Estrela, sita na Rua do Quelhas, 32, Lisboa.
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE