José Mateus apresenta Trienal de Lisboa em Barcelona

Categorias: Arquitetura

O arquitecto José Mateus, director da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2010, apresentou em Barcelona a programação e os objectivos do evento, que decorrerá em Lisboa entre 14 de Outubro de 2010 e 16 de Janeiro de 2011.

 

“O conceito da Trienal vai ser diferente nesta segunda edição – não vamos ter arquitectos estrelas convidados, vamos trabalhar em torno de temas e geografias”, sublinhou José Mateus na conferência que se insere na semana cultural portuguesa “Portugal Convida”, que decorre até sábado na capital catalã.

 

A segunda edição da Trienal de Arquitetura é dedicada ao tema “Falemos de casas”, o primeiro verso do poema de 1961 de Herberto Hélder, ”um texto incrívelmente sugestivo que para nós serviu como ponto de partida para o tema da Trienal” disse José Mateus no Colégio dos Arquitectos da Catalunha.

 

“É um tema quase óbvio – a casa – e é uma metáfora poderosa de habitar o mundo”, explicou o arquitecto, em declarações à Lusa, frisando que “a Trienal tem um objectivo maior que é comunicar com a população não especializada”.

 

“Vamos fazer mais com menos dinheiro nesta segunda edição”, afirmou o director da Trienal de Arquitectura, referindo que “tentamos fazer as exposições todas em edifícios mais sofisticados para que todo o dinheiro seja investido em conteúdos, por isso vai ser uma Trienal com conteúdos muito densos”, concluiu José Mateus.

 

A programação da Trienal de Arquitetura de Lisboa apresenta cinco exposições: no Museu da Eletricidade – “Projecto Cova da Moura” e “A House in Luanda: Patio and Pavillon”, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, Museu do Chiado – “Quando a Arte fala da Arquitectura”, no Museu Colecção Berardo – “Falemos de casas: Entre o Norte e o Sul”, e no Centro Cultural de Cascais – “Falemos de Casas em Cascais”.

A Trienal foi contratada pela Direção-Geral das Artes para propor a curadoria da representação oficial portuguesa na 12.ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, que começa em Agosto deste ano.

 

“Posso apenas avançar que vai envolver muito mais para além do trabalho de arquitetos”, referiu José Mateus, em declarações à Lusa, esclarecendo que só em finais de julho serão divulgados os nomes dos artistas convidados.

 

fonte: jornal construir

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE