
O primeiro prémio do Concurso Público de Concepção para a Elaboração do Projecto do Centro de Artes do Carnaval promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras foi atribuído ao arquitecto José Neves.
“(…) O Júri considerou que o trabalho apresentado organiza de forma exemplar os espaços de uso público, possibilitando um precurso de visita lógico, articulado e consequente.
(…) a proposta propõe a construção de uma ideia unificadora para o local a partir de um equilíbrio entre a integração do programa e das contingências do local, uma abordagem inovadora ao edifício do Matadouro e uma interpretação pertinente da linguagem urbana existente e consequente formulação de uma linguagem arquitectónica regeneradora do local.”
in Relatório do Júri
Situado junto a uma das vias de entrada em Torres Vedras, à ilharga do seu centro histórico, o sítio proposto para o Centro de Artes do Carnaval é marcado por dois elementos singulares: por um lado, o antigo Matadouro Municipal que, ao ser desactivado, deixou de trazer vitalidade urbana ao pequeno e fragmentado bairro que o envolve e guarda unicamente a sua qualidade iconográfica, por outro lado, a cratera de uma pedreira abandonada. Esta cratera é constituída por uma extensa plataforma, actualmente inacessível, e uma escarpa, cuja dimensão e matéria – a pedra – conferem a todo o espaço um carácter onírico.
O edifício principal do antigo Matadouro, no qual se organizam os espaços do Centro de Artes mais directamente relacionados com o exterior – o átrio, o auditório, o centro de documentação e a sala de exposições temporárias –, é reabilitado. Um novo corpo, suspenso sobre este edifício e a ele verticalmente ligado a partir da sua charola original, acolhe a exposição permanente que, pontuada por uma sequência de vistas enquadradas para o exterior e para a cidade, se estende até ao espaço exterior esculpido pela pedreira. O corpo que contém as reservas do Museu prolonga-se até tocar na própria escarpa através de uma superfície pétrea que dela parece nascer. Esta superfície, cuja génese formal – uma elipse – resulta da geometria que a cratera sugere, configura com a escarpa os limites de uma Praça sobre a plataforma existente. A esplanada coberta do bar do museu e a frente contínua dos grandes vãos das oficinas de animação artística asseguram a vida cívica desta nova Praça pública que, a pretexto da construção do Centro de Artes do Carnaval, se oferece ao pequeno bairro e à cidade.
Arquitectura: José Neves|Colaboração: Rui Sousa Pinto, André Matos, Fernando Freire, Sara Brandão, Vitor Quaresma | Sinalética: João Paulo Martins | Arquitectura Paisagista: Victor Beiramar Diniz (JLCG)| Engenharias: BETAR; SM&LM; Natural Works|Promotor: Câmara Municipal de Torres Vedras|Local: Torres Vedras, Portugal|Data: 2011-…
PRESS RELEASE – MAIO 2012
José Neves nasceu em Lisboa em 1963 e licenciou-se em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 1986, ano em que integrou a representação nacional da 2ª Bienal de Jovens Artistas dos Países Mediterrânicos em Salónica, a convite da Secretaria de Estado da Cultura.
Entre 1986 e 1990 colaborou no atelier de Duarte Cabral de Mello e a partir de 1991 participou em diversos trabalhos com Vítor Figueiredo. Nesse mesmo ano abriu atelier próprio. A Casa do Moinho (obra nomeada para o Prémio SECIL 1998 e 1º Prémio de Arquitectura da Câmara Municipal de Torres Vedras 1996-2001), o Edifício C6 e Alameda da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1º lugar em concurso público internacional e obra nomeada para o Prémio SECIL 2004), a requalificação e ampliação da Escola Marquesa de Alorna e da Escola Francisco de Arruda, em Lisboa, ou a Gare Marítima da Madalena do Pico, nos Açores, encontram-se entre os projectos que realizou. Foi ainda premiado em diversos concursos como para a Reitoria da Universidade Técnica de Lisboa, a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Minho, ou o Mercado de Levante de Almada.
Ensina na F.A./U.T.L. desde 1989, onde prepara a sua tese de doutoramento.