KAWNEER marca a diferença numa casa singular em Marbelha

Categorias: Produtos

Um trabalho arquitectónico de vanguarda levado à sua expressão mais pura e significativa – esta a essência desta casa unifamiliar – Villa Arcadio – construída na urbanização La Zagaleta, em Marbella, Espanha. O prestigiado atelier espanhol Maíz y Díaz Arquitectos fez um desenho irrepreensível, despojado de tudo o que é acessório dando forma a uma construção marcada pelas linhas rectas, a forte conexão interior-exterior e a adaptação à envolvente natural.

Cumprir estes pressupostos levou os arquitectos a combinar módulos de geometria cúbica para esta construção, seleccionando um conjunto de materiais nobres e a apostar na KAWNEER e na sua vasta gama de soluções construtivas em alumínio para as portas e janelas.

A casa distribui-se em três níveis: rés-do-chão, primeiro andar e piso térreo. Chega-se à casa pelo rés-do-chão – depois de se atravessar um espaço ajardinado com um tanque – de entrada orientada a poente. Já no interior, no hall de duplo pé-direito, a ligação visual com o jardim é absoluta.

Um amplo corredor, ladeado por duas lareiras, abertas guia-nos até à imensa saída que se abre para a varanda e a piscina de verão.

Miguel Maíz e Jesús Díaz, fundadores do atelier, imprimiram uma sensação genuína de liberdade que faz parecer que se está sempre nas zonas exteriores da casa. De acordo com Maíz “este foi um dos grandes propósitos quando projectamos a casa. Procuramos que os espaços fossem plenamente permeáveis, que as barreiras interior-exterior fossem completamente diluídas garantindo as qualidades ambientais e acústicas da mesma”. Por este motivo, a selecção das caixilharias foi absolutamente fundamental.

As soluções da KAWNEER escolhidas pelos arquitectos – sistemas de correr KASTING, janelas KASSIOPÉE de abertura oculta e janelas KALORY, fachada cortina AA100 e porta de entrada de grandes dimensões KANADA — permitiram a execução de vãos de dimensões generosas, à medida do projectado e devidamente isoladas.

“Tanto as soluções técnicas propostas desde o início pela equipa técnica da KAWNEER, como a volumetria de cada uma das soluções instaladas – que maximizam a vista para o exterior – adaptaram-se perfeitamente ao projecto. Aliás, a ruptura da ponte térmica pareceu-nos realmente interessante desde o princípio”, explica Díaz.

O hall principal serve também como espaço de conexão entre a cozinha e o escritório, a zona de refeições, a sala de estar, a casa de banho social e os quartos a poente e norte. Todas estas divisões se interligam com paredes simples de alvenaria. A partir da cozinha pode-se também aceder ao alpendre poente. A zona da sala de estar, de pé-direito duplo, conta com uma pérgola no exterior; paralela a esta, surge uma galeria que dá acesso a dois espaços de dormir, duplos e em suite. Um deles conta mesmo com acesso directo pelo exterior, pela zona do pátio de chegada.
Nesta planta do rés-do-chão encontramos ainda o elevador e as escadas de comunicação aos restantes pisos.

Na planta do primeiro andar encontram-se os espaços de dormir mais privados da Villa Arcadio. À semelhança do que existe no rés-do-chão, contam-se dois quartos duplos, em suite, assim como o quarto principal com casa de banho, zona de closet na entrada e terraço orientado a poente ao que se acede pela grande galeria que dá a dupla altura à sala de estar e hall. Neste nível a casa conta ainda com um espaço de escritório.

Ao nível do piso térreo da Villa distingem-se duas zonas. Uma de serviço, com acesso directo a partir de escadas projectadas na cozinha e outra de uso geral, com acesso desde a escada principal e zona do elevador. Assim, na zona de serviços a casa dispõe de uma sala de jogos infantis com área de armazenamento e casa de banho próprias, despensa e lavandaria. As restantes zonas albergam uma adega, casa de banho social e o acesso à sala de cinema. Ainda neste piso, a casa conta com ginásio, SPA e piscina climatizada, assim como uma arrecadação que se liga com o espaço da garagem.

Com acesso pelo exterior a casa conta ainda com uma divisão de arrumos de produtos e utensílios para jardinagem e uma divisão para instalações técnicas. Sob esta divisão da jardinagem existe uma área de cerca de 18m2 de instalações técnicas de apoio à piscina interior, com acesso por entrada de alçapão.
No total, a casa conta com mais de 1000m2 de espaço interior e quase 2800m2 de espaço exterior.

Mais informações: www.kawneer.com

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.