Knauf Insulation apresenta nova solução de barreiras corta-fogo para fachada ventilada

Categorias: Produtos

Para assegurar a segurança passiva contra incêndios e, desta forma, prevenir ou travar a propagação do fogo, a Knauf Insulation lançou uma nova barreira corta-fogo – Smart Facade Fire Barrier -, especialmente concebida para as soluções de Fachada Ventilada, em construção nova e reabilitação.

De todas as soluções construtivas para fachadas existentes no setor da construção, a fachada ventilada é a que proporciona o maior grau de eficiência energética e conforto acústico, mas também a que apresenta, caso não seja utilizado isolamento de lã mineral, maior risco de propagação de incêndio em edifícios. Por este motivo, tanto o arquiteto, como o promotor e o construtor devem garantir que o isolamento utilizado é de lã mineral de rocha ou vidro e, consequentemente, tem uma classificação de reação ao fogo como não combustível.

Entre as principais vantagens das novas barreiras corta-fogo Smart Facade Fire Barrier, que não se limitam a cumprir as normas mas antes as ultrapassam, destaca-se a sua estabilidade ao fogo graças ao fabrico em lã mineral de rocha com ligante Ecose Technology, uma biotecnologia inovadora de resina livre de fenóis e formaldeídos.

Este sistema para câmaras em fachadas ventiladas, de fácil instalação e que não necessita de manutenção, é complementado por suportes de fixação em aço galvanizado ou inox (opcional) e rolos de fita de alumínio reforçado (resistente aos raios UV) para selar as juntas entre barreiras com o revestimento da fachada. “As tiras de material intumescente de que é composto expandem com a presença do calor, fechando a passagem da câmara ventilada”, explica a Knauf Insulation Iberia.

Estas barreiras foram testadas com sucesso na nova gama de fachadas ventiladas que a empresa lançou: Smart Facade. Com uma nova tecnologia de colagem à lã mineral e um véu preto melhorado, foram incorporadas novas espessuras, resultando em três versões: 32 BP, 35 BR e Black 35.

“É responsabilidade das empresas investir em inovação para apresentar ao mercado soluções que proporcionem sustentabilidade e sejam reativas contra o fogo. Não podemos limitar-nos a fabricar produtos que atendam aos requisitos técnicos. Devemos sim criar soluções para superar esses mínimos legais”, argumenta Oscar del Rio, Diretor Geral da Knauf Insulation Iberia.

 

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Margres Architecture Award

Saber mais »