Lançamento do livro sobre a reabilitação do Mercado do Bolhão

Um livro sobre a reabilitação do Mercado do Bolhão é a excelente novidade da editora NMB neste final de 2024. O quinto volume da coleção NMB é uma memória, realizada por vários autores, que ajuda a conhecer e a compreender a intervenção e o importante edifício da cidade do Porto. Um livro para ler e guardar na melhor estante.

O projecto editorial do livro Mercado do Bolhão começou em 2015, nos últimos meses de actividade mercantil, antes da montagem do estaleiro de obra, e terminou em 2023, com o registo das fotografias do Bolhão reabilitado e em funcionamento. Ao longo de oito anos, os trabalhos de concretização do projecto de reabilitação foram acompanhados, permitindo a criação de uma memória futura da profunda intervenção no edifício que faz parte da identidade da cidade do Porto.

O livro começa com o texto “Bolhão: o que foi, o que será”, da arquitecta Joana Couceiro, que de forma cativante e pessoal olha para a história do Mercado Bolhão entre os séculos XIX e XXI. Nas páginas seguintes, o texto “Os projectos não-realizados para o Mercado do Bolhão: mérito, circunstância e oportunidade”, do arquitecto Luís Soares Carneiro. Uma reflexão singular e estimulante sobre os quatro projectos não construídos e as mudanças na cidade do Porto nesse período. O editor Nuno Miguel Borges entrevista Nuno Valentim, autor do projecto de arquitectura, sobre o edifício, as opções tomadas, a reabilitação e o resultado final. Ao longo do livro, com o ensaio fotográfico do André Cepeda, recordamos o passado e observamos o presente com as 83 fotografias sobre o antes, o durante e o depois da obra. O registo foi realizado com uma câmara analógica.

A NMB é uma colecção de livros, criada e editada por Nuno Miguel Borges, que documentam e são uma memória da construção de projectos de arquitectura. É um programa editorial que reúne arquitectos, arquitectos paisagistas, historiadores,

arqueólogos, académicos, fotógrafos, designers, que, em conjunto, ajudam a conhecer e a compreender a história e o projecto de arquitectura retratado em cada volume.

Os livros começam sempre com um texto acerca do lugar ou da construção existente, de forma a contextualizar a intervenção contemporânea. A seguir, uma completa entrevista com o autor do projecto, que, numa linguagem acessível, explica as suas ideias, o processo criativo, as decisões tomadas e o resultado final. Desenhos, análises ou depoimentos são capítulos que podem existir nos livros, dependendo em cada projecto das opções editoriais. Depois, um ensaio fotográfico com as várias fases da intervenção: o antes, o durante e o depois. Ao longo de vários anos, um fotógrafo acompanha a obra e regista o processo de edificação. As suas imagens reflectem a modificação do espaço físico ao longo do tempo. Os limites estabelecidos no conceito do livro são mais vastos do que um mero registo técnico de uma obra de arquitectura, e participam nesta colecção alguns dos melhores fotógrafos portugueses. O registo é feito com câmara analógica.

O design gráfico é uma questão importante nesta colecção. O formato é igual em todos os livros, mas o design vai variando em cada edição. Assim como os fotógrafos que participam neste projecto editorial, também os designers são um pequeno grupo que vai alternando a autoria dos livros publicados.

Os livros são editados numa cadência lenta e em número reduzido, pois o tempo da edificação de um projecto de arquitectura é longo; e a edição de autor, uma tarefa com restrições naturais. É possível adquirir o livro em algumas livrarias e no site www.nunomiguelborges.com

 

O livro Mercado do Bolhão tem o seguinte conteúdo:
Texto Joana Couceiro
Texto Luís Soares Carneiro

Entrevista Nuno Valentim
Ensaio fotográfico de André Cepeda

Design Macedo Cannetà
Edição bilingue português-inglês

 

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE