Lançamento do Sistema SKINIUM – A Nova Pele dos Edifícios

Categorias: Produtos

A Tektónica 2025 será palco do lançamento oficial do SKINIUM, um sistema inovador para fachadas exteriores que promete marcar a diferença na construção moderna. O evento decorre no próximo dia 10 de abril, às 18h00, no Auditório SKINIUM, na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Desenvolvido em colaboração por quatro marcas de referência no setor da construção — PERFISA, GYPTEC/VOLCALIS (Grupo Preceram), AMORIM CORK SOLUTIONS e MAPEI Portugal —, o SKINIUM é um sistema multicamada baseado em Light Steel Framing (LSF), inspirado na estrutura da pele humana, e que se serve de quatro traços que definem a sua personalidade: a rapidez de execução, a eficiência de isolamento, a capacidade de resistência e a sustentabilidade.

Todos os materiais utilizados são produzidos em Portugal, o que reforça o compromisso com práticas sustentáveis e com a promoção da indústria nacional. Compatível com métodos de construção modernos, como a pré-fabricação e a construção modular, o SKINIUM reduz tempos de execução e otimiza recursos.

A apresentação oficial do sistema contará com a presença de representantes das quatro empresas parceiras e convidados institucionais, incluindo o Presidente da Ordem dos Arquitetos.

O SKINIUM é ainda candidato ao Prémio Inovação Tektónica 2025, na categoria de “Novos Processos Construtivos”, uma distinção que reconhece a aposta na inovação e na sustentabilidade na construção.

 

Sobre o grupo MAPEI:

Fundada em 1937 em Milão, a Mapei é hoje um dos principais fabricantes mundiais de produtos químicos para a indústria da construção e contribuiu para a construção de algumas das obras arquitetónicas e infraestruturais mais importantes do mundo. Com 102 subsidiárias, operando com 90 fábricas em 57 países e em 35 países diferentes, o Grupo emprega mais de 12.000 funcionários em todo o mundo. As receitas consolidadas do Grupo Mapei ascenderam a quase 4,2 mil milhões de euros em 2023. Os pilares do crescimento e sucesso da empresa são a especialização, a internacionalização, a investigação e desenvolvimento e a sustentabilidade.

 

Sobre a MAPEI Portugal

A Mapei Portugal foi fundada em 2001 com o objetivo de estar mais perto do mercado local e criar uma oferta ajustada às suas exigências e características. Desde então a filial portuguesa do grupo Mapei tem vindo a crescer de forma sustentável, ganhando uma quota sempre mais importante no segmento dos produtos químicos para a construção. Um crescimento contínuo baseado em várias opções estratégicas que definem a sua filosofia organizativa e política comportamental: por um lado o Sistema de Gestão Integrada – Qualidade (ISO 9001),

Ambiente (ISO 14001) e Segurança (OHSAS 18001) e por outro, a adoção em 2014 do Código de Ética, para afirmar um padrão de excelência no sentido da responsabilidade social e dos valores éticos de comportamento, comum a todo o grupo Mapei. A empresa conta com cerca de 100 colaboradores, e uma proposta de valor que assenta em 4 pilares: uma gama alargada de sistemas para satisfazer qualquer exigência, quer na fase de projeto, quer de obra; produtos de elevadas prestações, certificados, eco sustentáveis e seguros para os utilizadores; um serviço de pré e pós-venda de excelência; e obviamente, a garantia de qualidade da marca Mapei.

Algumas obras emblemáticas realizadas com produtos Mapei

• A construção dos metropolitanos do Porto e de Lisboa;
• A construção de novos estádios de futebol para o Euro 2004;
• A construção da Igreja da Santíssima Trindade de Fátima;
• A construção do terminal de cruzeiros do Funchal
• A construção do “Túnel de Águas Santas”, no Porto;
• A construção da “Fabrica das Palabras” – biblioteca municipal de VFX;
• A construção da primeira fase do projeto “Prata Living Concept” em Lisboa;
• A construção do Hospital de Braga;
• A construção do Hospital de Vila Franca de Xira;
• A construção da Cidade do Futebol da Seleção Portuguesa de Futebol;
• A construção da Nova School of Business and Economics de Carcavelos;
• A expansão do Aeroporto da Portela, em Lisboa;
• A recuperação do “Curia Palace Hotel, Spa & Golf”;
• A recuperação da Igreja de São Francisco Capela dos Ossos de Évora;
• A recuperação do bairro “Vila D’Este” em Vila Nova de Gaia;
• A recuperação da ponte sobre o rio “Arade”, em Portimão.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE