Las Azaleas: um complexo residencial com vista de mar e design de vanguarda

Categorias: Arquitetura

No município de Benicasim, na costa de Castellón, situa-se um desenvolvimento urbano com vista direta para o Mar Mediterrâneo: Las Azaleas, caracteriza-se pela predominância de linhas retas e uma forte conexão entre os espaços interiores e exteriores, permitindo o máximo conforto numa urbanização onde os moradores vivem em harmonia. O complexo integra piscina, áreas verdes e áreas comuns e de lazer junto às habitações como forma de tirar partido do equilíbrio e diversidade de espaços promovidos pelo próprio edifício.


Este projeto arquitetónico com uma área total de 6.317,77 metros quadrados foi desenvolvido pelo arquiteto Manuel Gómez, responsável pelo atelier ARQUIGOMEZ. É composto por 36 apartamentos, entre 80 e 105 m2 cada, e divide-se em três blocos cada um com três pisos, cave e sótão, desfrutando as suas fachadas de um perfeito claro-escuro, resultado do contraste da cor cinzenta escura das serralharias e pelo tijolo de betão branco assente com argamassa de cal e acabamento com tinta de silicato também na cor branca. 


O conjunto de materiais utilizados no projeto, nada fáceis de conjugar, dá resposta à função estética e construtiva idealizada pelo desenho de arquitetura. Além do mais, o complexo tem em consideração todos os regulamentos e exigências de eficiência energética, com elevado grau de isolamentos térmico e acústico.


A KAWNEER, especialista em sistemas arquitetónicos de alumínio, foi a responsável pelo toque mais escuro na fachada, bem como pelo extremo cuidado com a eficiência energética da construção.


A busca por fatores técnicos de transmitância adequada foi uma das razões que levaram a ARQUIGOMEZ a selecionar as serralharias da KAWNEER para este projeto. Em concreto, uma das suas linhas de janelas de abrir e correr mais inovadoras: a KASTING SPECIAL ‘K, com perfil fino e reto pela qual o arquiteto, "se apaixonou numa viagem a França", afirma.


"Através do vidro e das janelas procurámos a maior possibilidade de vistas para o Mar Mediterrâneo.”


“Quanto ao vidro e alumínios, a série KAWNEER SPEACI’AL K ofereceu-nos essa esbelteza, as menores linhas verticais e perfis possíveis, que no final resume-se a ter muito mais área de vidro com a mesma abertura de vão, o que proporciona maior luminosidade a toda a casa e melhores vistas", refere o arquiteto Manuel Gómez.


As janelas de abrir e de correr KASTING SPEACI’AL K da KAWNEER apresentam uma solução arquitetónica que se destaca no mercado por ser a mais estreita de sua gama. Tanto as janelas de abrir como as de correr podem ser instaladas em habitações unifamiliares, edifícios públicos e projetos de reabilitação ou construção nova, como é o caso deste projeto. As linhas retas são protagonistas nos perfis desta solução, assegurando uma estética de design muito mais fino, contemporâneo e vanguardista.


Este modelo possui um elevado desempenho em termos de resistência ao vento e garante um controlo acústico até 35dB, além do conforto térmico, de acordo com a regulamentação vigente e a norma para edifícios de baixo consumo energético. Encontra-se disponível em várias cores, texturas e uma bi-coloração do design das janelas, sendo possível o deslizamento SPEACI’AL K o que permite a maior liberdade na escolha e decisão aos arquitetos e designers de interiores.


Além do mais, no projeto Las Azaleas, o atelier de arquitetura procurou também o máximo rigor ao nível da construção. Para tal, tornou-se fundamental uma boa combinação de materiais opacos, como os tijolos de betão, os silicatos e restantes materiais naturais, combinados com vidro e alumínio. E como afirma o arquiteto, "unir tudo isto para dar resposta às exigências do projeto e obter o conjunto de edifícios que procurávamos foi o mais complexo de tudo".


A posição dos edifícios contíguos influenciou também a localização dos blocos no lote, bem como o desenho dos espaços interiores das casas. Tentou-se ao máximo que cada apartamento desse resposta às melhores condições de habitabilidade e bem-estar, com boa ventilação e vistas privilegiadas para o Mar Mediterrâneo.


O arquiteto e toda a sua equipa, conclui Gómez, encontram-se "muito satisfeitos com o resultado depois de verem os seus objetivos alcançados, especialmente em termos do design, conforto e qualidade do produto que tínhamos em mente desde o início. Alcançámos o que estávamos à procura".

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE