Leiria transforma Villa Portela em Centro de Artes

Categorias: Arquitetura

A Villa Portela, no centro de Leiria, será requalificada e transformada num novo Centro de Artes. A autarquia já aprovou a empreitada de reabilitação, restauro e conservação, num investimento de 2,8 milhões de euros.

Adquirida pela Câmara Municipal de Leiria em 2017, a Villa Portela é classificada como Monumento de Interesse Municipal. O edifício do tipo chalé suíço do final do século XIX funcionou como propriedade urbana com áreas de cultivo, incluindo habitação e jardim. Foi mesmo um dos primeiros imóveis da cidade a ter casa de banho no interior equipada com águas quentes e frias.

Em nota de imprensa, a autarquia refere que «com um prazo de execução estimado em 540 dias e um investimento de 2.869.765,95 euros, os trabalhos visam adaptar e transformar os espaços exteriores e todo o edificado num equipamento público cultural, com uma área de implantação dos edifícios de cerca de dois mil metros quadrados e zona verde/jardim de 17 mil metros quadrados».

Por outro lado, «os jardins serão tratados e recuperados na sua totalidade, com a criação de espaço para eventos, um auditório ao ar livre, uma zona para crianças», cita a RTP.

O edifício principal vai ter áreas desportivas, técnicas, biblioteca, sala de leitura, e uma cafetaria aberta para o jardim. Nos outros edifícios serão instaladas zonas de produção, oficinas e salas polivalentes adaptáveis a novas necessidades.

© (re) portugal . Ana Tavares 

Foto © CMLeiria

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?