Lisboa recebe Conferência Internacional da Bauhaus do Mar 2021

Lisboa é a cidade farol da Nova Bauhaus Europeia, e vai acolher a Conferência Internacional Bauhaus do Mar, no próximo dia 20 de Maio.

De acordo com a Câmara Municipal de Lisboa, o primeiro evento de cocriação da Bauhaus do Mar decorre no âmbito do projecto europeu  “Novo Bauhaus Europeu“, e será uma oportunidade de dar a conhecer e convidar à participação na concepção da nova iniciativa da Nova Bauhaus Europeia, contribuindo para concretizar a visão da Bauhaus do Mar. O evento é co-organizado pela Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Superior Técnico, MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia e Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal).

No século XX, a Bauhaus definiu o design ao aliar a arte à construção e ao design; no século XXI, a União Europeia apresenta agora uma nova Bauhaus, que possibilite a implementação do Pacto Verde (Green Deal) assente na inclusão e na sustentabilidade. Portugal adere a este desafio, propondo uma mobilização através do mar com a iniciativa Bauhaus do Mar, como “marhaus” (literalmente “o mar como nossa casa”) ou “baumar” (“o mar como espaço de criação e empreendedorismo de impacto”), de forma a criar uma rede que promova uma escola de experimentação e empreendedorismo interdisciplinar, que forme designers, arquitetos, engenheiros, artistas, gestores e cientistas em redor do design de soluções sustentáveis para as regiões costeiras e o mar – “um movimento de design a partir do mar”.

A Conferência, cujo encerramento está a cargo do Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, conta com a presença dos Ministros Graça Fonseca e Manuel Heitor, as intervenções de Comissários Europeus, como as da portuguesa Elisa Ferreira, de autarcas de cidades de vários Estados-membros da UE, e de especialistas das diversas áreas envolvidas.

Saiba mais AQUI

© DI

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»