Loja da Google com mobiliário em cortiça portuguesa, vence prémio de design

Categorias: Produtos

A primeira loja física da Google em todo o mundo, cujo mobiliário é feito integralmente em cortiça portuguesa, foi galardoada nos NYCxDESIGN Awards 2022 ao vencer a categoria de Impacto Ambiental. Integradas no projeto desenvolvido pelo gabinete de arquitetura nova-iorquino Reddymade, as peças em cortiça foram desenhadas, concebidas e produzidas pelo também designer americano Daniel Michalik. Beleza, carácter e sustentabilidade foram algumas das premissas para a escolha da cortiça da Corticeira Amorim para equipar o novo espaço comercial do gigante tecnológico em Nova Iorque que cruza, assim, natureza, inovação, história, indústria e cultura.

Alcançar o status LEED Platinum, a certificação mais alta possível dentro do sistema de classificação de edifícios verdes «Liderança em Energia e Design Sustentável», era um dos propósitos basilares da Google. Nesse pressuposto, a opção pela cortiça, um dos materiais mais sustentáveis à face da terra, com características singulares em termos de retenção de CO2 e detentor de um inesgotável potencial de práticas circulares surgiu como uma preferência natural. Além do mais, a cortiça é leve, versátil, resiliente, suave ao toque e visualmente apelativa.

Um conjunto de mais valias ao qual Daniel Michalik junta o facto da cortiça revelar-se como «uma folha em branco, onde os clientes poderão eventualmente projetar as suas ideias, conceitos e experiências do material, interagindo num único espaço. Depois, e para além então da multiplicidade de atributos em matéria de sustentabilidade, a cortiça – sublinha o igualmente professor da Parsons School of Design – é uma matéria-prima saudável. Isto na perspetiva do sistema natural de saúde, na perspetiva do salário justo pago pelo trabalho e, finalmente, na perspetiva da saúde de quem utiliza objetos de cortiça».

Sofás, poltronas, estantes, cadeiras, balcões, bancos de bar e mesas de centro foram apenas algumas das peças de mobiliário criadas exclusivamente para a loja da Google em Nova Iorque. Uma coleção que inclui ainda objetos para um espaço infantil como camas, escrivaninhas e mesinhas de cabeceira. Tudo soluções funcionais em grande escala que combinam a cortiça nacional com o carvalho branco americano.

Uma aliança caucionada pela Amorim Cork Composites (ACC), a unidade de negócio da Corticeira Amorim que desenvolve produtos, soluções e aplicações para algumas das atividades mais sofisticadas do mundo, como serão exemplos as indústrias aeroespacial, automóvel, construção, desporto, energia ou design, e fornecedora da matéria-prima para este projeto na «Big Apple». De resto, a estreita cooperação entre a Amorim Cork Composites e Daniel Michalik tem um histórico que assenta, nas palavras do designer nova-iorquino, «no comprometimento da empresa com a inovação, na visão de futuro para o potencial de aplicações da cortiça em design, construção e arquitetura, e no profundo respeito pela cultura, história e sabedoria incorporadas na fileira da cortiça. A liderança mundial, a vanguarda na sustentabilidade e as preocupações humanas na indústria» contribuem também para cimentar a relação iniciada no dealbar do século XXI.

ACC Design Studio, o ponto de encontro da cortiça com a criatividade

Aliás, fomentar este género de colaboração é um dos primordiais intuitos do ACC Design Studio, uma infraestrutura que funciona como ponto de encontro da cortiça com a criatividade. Desenvolvimento de novos conceitos, acompanhamento e suporte técnico de projetos e formação e partilha de conhecimento elegem-se como os esteios que presidiram à fundação do ACC Design Studio. Um local onde uma equipa multidisciplinar, especializada e profissional estuda processos, investiga fórmulas e explora tecnologias sempre com o objetivo de potenciar ao máximo os inúmeros atributos da cortiça.

Os NYCxDESIGN Awards homenageiam o talento dos designers, arquitetos, artesãos, fazedores e fabricantes da cidade de Nova Iorque. A ideia é distinguir os seus produtos, projetos e conceções. A 7ª edição dos NYCxDESIGN Awards reuniu mais de 500 profissionais.

 

Sobre a Corticeira Amorim:

A Corticeira Amorim é o maior grupo de transformação de cortiça do mundo. Fundada em 1870, a empresa detém hoje dezenas de unidades de negócio espalhadas pelos cinco continentes, exporta inúmeros produtos para mais de 100 países e conta com uma rede diversificada de 27 mil clientes. Assentando a sua atuação em fortes credenciais de sustentabilidade, e desenvolvendo uma atividade com impacto positivo na regulação do clima, a Corticeira Amorim disponibiliza um conjunto de soluções, materiais e artigos para algumas das atividades mais tecnológicas, disruptivas e exigentes do globo, como serão exemplos as indústrias aeroespacial, automóvel, construção, desporto, energia, design de interiores, e vinhos, espumantes e espirituosas. Atualmente sob a liderança da quarta geração da família, que cultiva os valores da longevidade, ambição, orgulho, atitude e paixão, os mesmos de sempre destes 150 anos de bem-sucedida história, a empresa investe milhões de euros anualmente em I&D+I, realiza 94% das vendas fora de Portugal e emprega mais de 4400 colaboradores. Acrescentar valor à cortiça, de forma competitiva, diferenciada e inovadora, em perfeita harmonia com a Natureza, é, então, a missão da Corticeira Amorim que em 2021 registou 837,8 milhões de euros em vendas consolidadas.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?