Luís Ferreira Alves dá nome a concurso internacional de fotografia de arquitetura

Categorias: Arquitetura

Perpetuando o  legado de Luís Ferreira Alves, estão abertas, até 25 de abril, as candidaturas para a primeira edição do Concurso Internacional de Fotografia Luís Ferreira Alves | Um Olhar Contemporâneo sobre a Arquitetura. Iniciativa bianual procura homenagear o legado de um fotógrafo reconhecido nacional e internacionalmente, cujo trabalho atravessou a transição do analógico para o digital, oferecendo uma perspetiva única sobre a obra de diversos arquitetos portugueses de renome.

O concurso destina-se a estudantes universitários, investigadores e profissionais das áreas de arquitetura, fotografia e disciplinas afins, permitindo candidaturas individuais ou em grupo. Os participantes são convidados a apresentar uma série fotográfica original, composta por entre cinco a sete imagens, que retratem, de forma coesa, uma obra ou conjunto de obras arquitetónicas, acompanhada de um texto explicativo com até dois mil caracteres.

O objetivo é promover uma compreensão profunda sobre a prática e disciplina da arquitetura em Portugal e no mundo, assim como comunicar a importante e singular relação que o fotógrafo pode estabelecer com o arquiteto e o seu trabalho.

O vencedor do Concurso Internacional de Fotografia Luís Ferreira Alves receberá um prémio de dez mil euros, cabendo ao segundo lugar o valor monetário de quatro mil euros. A terceira melhor participação terá direito a um vale de 1.500 euros em equipamento fotográfico.

Os vencedores receberão, ainda, exemplares da obra “Luis Ferreira Alves in the Works of Eduardo Souto de Moura” e terão a oportunidade de ver os seus trabalhos apresentados numa exposição e publicados num catálogo exclusivo. As obras selecionadas integrarão a coleção do Prémio de Fotografia Luís Ferreira Alves, contribuindo para um arquivo em contínuo crescimento que celebra a fotografia de arquitetura.

O júri do concurso é composto pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, pelos fotógrafos Hélène Binet e Paulo Catrica. Serão, ainda, designados dois membros adicionais: uma personalidade ligada à curadoria, direção de arte ou editorial e um representante indicado pelo Ministério da Cultura.

Os vencedores serão anunciados durante o mês de junho, com a cerimónia de entrega de prémios e a exposição dos projetos vencedores agendadas para setembro.

Executivo unânime na atribuição de apoio ao concurso

Lançado pelos herdeiros do fotógrafo, o Concurso Internacional de Fotografia Luís Ferreira Alves | Um Olhar Contemporâneo sobre a Arquitetura é promovido, entre outros, pelo Município do Porto, o que inclui o voto unânime do Executivo na atribuição de um apoio no valor de 50 mil euros, “a afetar, exclusivamente, a parte dos encargos e custos referentes à logística da realização do concurso”.

Ao lado da autarquia estão a Cityscopio – Associação Cultural, que assume a gestão e operacionalização do concurso, a Casa da Arquitetura e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). A iniciativa tem, ainda, como parceiro estratégico a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Norte, entidade responsável pela organização, e como parceiros institucionais a Ordem dos Advogados e a Fundação Instituto Marques da Silva.

Patrocinam o Concurso Internacional de Fotografia Luís Ferreira Alves a CIN, o BPI e a Canon, e, na área da comunicação, a Metro do Porto.

O conselho consultivo é composto por um representante de cada entidade promotora, pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, por um representante da família de Luís Ferreira Alves e por um representante do Grupo de Investigação Arquitetura, Arte e Imagem da FAUP (Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo – CEAU/AAI). A Comissão Organizadora é formada por um membro de cada entidade promotora e por um representante da FAUP, nomeado pela direção da faculdade.

Todos os detalhes sobre o processo de candidatura podem ser consultados na página da iniciativa > AQUI.

Luís Ferreira Alves foi o primeiro fotógrafo a ser distinguido como Membro Honorário da Ordem dos Arquitetos. Em julho de 2015, foi agraciado pela Câmara do Porto com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro, tendo o Município convidado o fotógrafo a registar o processo de reabilitação do Mercado do Bolhão.

Foto: Auto-retrato do fotógrafo de arquitectura da Escola do Porto . Luís Ferreira Alves

© Porto.pt

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE