LUPA studio vencem concurso para o conjunto habitacional Três Vales em Almada

Categorias: Arquitetura

O júri considerou que, dos 24 trabalhos apresentados no concurso para o conjunto habitacional Três Vales em Almada, e conforme o Relatório Final, a proposta vencedora da autoria dos LUPA studio,, apresenta uma implantação “que valoriza o enquadramento existente privilegiando o espaço público no interior do quarteirão”. O Júri destacou que do ponto de vista da organização das tipologias, “a proposta de edifícios com duas frações por piso foi aquela que melhor resultados obteve em termos de exposição solar, ventilação natural e distribuição interna do fogo”.

A proposta da autoria dos Aliás Studio, Lda, classificada em 2º lugar, evidencia-se pelo “cuidado muito grande na integração da proposta no local, bem como com a imagem urbana dos edifícios a que se aliam soluções bem conseguidas no que diz respeito à distribuição dos espaços interiores das habitações e à ponderada inclusão de varandas cobertas”. O Júri aponta ainda que a solução sala/cozinha, “que atravessa transversalmente todo o corpo do edifício, revelou ser uma solução arquitetonicamente muito interessante, promovendo uma ventilação ótima dos espaços”.

A proposta classificada em 3º lugar, da autoria de Gonçalves Vieira – Cruz, Lda, apresenta “uma cuidada integração urbana, estabelecendo um conjunto de pontos de entrada no interior do quarteirão que contribuiriam para a fruição daquele espaço”.

O Júri destacou ainda os trabalhos classificados em 4º e 5º lugares, da autoria Inês Lobo Arquitectos, Lda e Miguel Judas, Arquitecto respetivamente, atribuindo-lhes uma menção honrosa.

Os projetos apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:

1º classificado
Autoria: LUPA studio, Lda
Coordenação: Tiago Botelho de Amaral Afonso Alberto

2º classificado
Autoria: Aliás Studio, Lda
Coordenação: Teresa Paula Silva Ferreira

3º classificado
Autoria: Gonçalves Vieira – Cruz, Lda
Coordenação: José Maria Amaral Santos Gonçalves Vieira

4º classificado – menção honrosa
Autoria: Inês Lobo Arquitectos, Lda
Coordenação: Inês Varela Maia Lobo

5º classificado – menção honrosa
Autoria: Miguel Judas, Arquitecto
Coordenação: Miguel Nuno Pessoa Marques Judas

 

Relatório final > AQUI

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?  

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.