A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, recebeu mais de 12 mil visitantes entre sexta-feira e domingo, no fim de semana inaugural da instituição, anunciou hoje em comunicado a instituição.
“O número de visitantes foi subindo ao longo dos três dias de celebração. Na noite de abertura de portas ao público, no dia 17 [sexta-feira], foram registadas mais de 2.300 entradas no quarteirão, a que somaram, no dia seguinte, 18 de novembro [sábado], para cima de quatro mil”, revela a instituição em comunicado.
Já no domingo, a Casa da Arquitetura atraiu mais de 5.800 visitantes, num total dos três dias de 12.173 pessoas, “que se espalharam pelas múltiplas atividades de entrada livre que estiveram disponíveis todo o fim de semana”.
“Um fluxo contínuo de visitantes atravessou os 800 metros quadrados [da] Nave Expositiva, onde está patente até 18 de março de 2018 a exposição Poder Arquitetura comissariada por Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho”, indica a Casa da Arquitetura.
Também a segunda exposição patente na Galeria da Casa, a “X Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (X BIAU)”, que pode ser visitada até 04 de fevereiro, atraiu “um grande número de pessoas”.
De entre as conferências que decorreram no fim de semana, mais de meio milhar assistiu a “À conversa com Eduardo Souto de Moura” que contou com o arquiteto Eduardo Souto de Moura, a comissária da X BIAU, Angela Paredes, o arquiteto Jorge Figueira e Nuno Sampaio, editor executivo da Casa da Arquitetura, destaca o comunicado.
Ainda durante o fim de semana inaugural, as visitas orientadas aos diferentes espaços estiveram “quase sempre esgotadas”, com 1.091 participantes, e “o Serviço Educativo da Casa da Arquitetura não teve mãos a medir”.
Já os vários espaços associados ao Programa Caleidoscópio, que ofereceram várias atividades para crianças e famílias, contabilizaram 1.589 participantes.
Com entrada gratuita nas exposições até ao próximo dia 30 de dezembro, a Casa da Arquitetura está agora aberta ao público de terça a sexta-feira das 10:00 às 18:00 e aos sábados, domingos e feriados das 10:00 às 20:00.