Manuel Vicente foi galardoado com o Prémio Aquisição Arquitectura 2010

Categorias: Arquitetura

O arquitecto Manuel Vicente foi galardoado com o Prémio Aquisição Arquitectura 2010 atribuído pela Academia Nacional de Belas-Artes, anunciou hoje a instituição, com sede em Lisboa.

 

Instituído pela Academia, o prémio, considerado o mais importante da entidade, destina-se a contemplar, rotativamente, o conjunto da obra de uma figura representativa das áreas da pintura, da escultura e da arquitectura.

 

Este ano, a Academia Nacional de Belas Artes decidiu dedicar o prémio à área da arquitectura, entregando o galardão ao arquitecto Manuel da Conceição Machado Vicente, nascido em Lisboa, em 1934.

 

Formado na Escola Superior de Belas Artes em 1962, obteve o grau de mestre na Universidade de Pensilvânia em 1969, nos EUA.

 

Através do contacto profissional com Louis Kahn, um dos grandes nomes da arquitetura mundial, viria a conhecer outros arquitetos de referência nos anos 1960, entre os quais o mexicano Luís Barragan e Robert Venturi.

 

Os arquitectos Frank Lloyd Wright e Aldo Rossi foram alguns dos que impressionaram Manuel Vicente ao longo da carreira, iniciada nos aterliers de Nuno Teotónio Pereira e Fernando Távora.

 

Colaborou também com os arquitectos Nuno Portas, Bartolomeu da Costa Cabral, Francisco Conceição Silva, Formosinho Sanchez e José Luís Zuquete.

 

Manuel Vicente é autor de numerosos projectos de arquitectura e de requalificação urbana em Lisboa, no Funchal e em Macau.

 

Entre as suas obras destacam-se, em Lisboa, a reconstrução da Casa dos Bicos em co-autoria com José Daniel Santa-Rita Fernandes, Quinta do Bacalhau, em Cascais, a Casa Weinstein e a Piscina Municipal da Outurela-Oeiras.

 

Em Macau é onde se encontra o maior número dos seus projectos, como o Orfanato Helen Liang, habitações Casa das Ondas, sede da Rádio e Televisão de Macau, Torres da Barra, Edifício 1980, conjunto habitacional Fai Chi Kei, entre outros.

 

Foi professor na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1973-1976), na Faculdade de Arquitectura de Hong Kong, no Instituto Superior Técnico como professor catedrático convidado e actualmente é conferencista convidado na Universidade Autónoma de Lisboa.

 

Entre várias distinções, recebeu o prémio nacional de Arquitectura da Associação Internacional de Críticos de Arte, em 1987.

 

fonte: jornal construir

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.