Margres premeia Arquitetura Portuguesa pelo segundo ano

Categorias: Arquitetura

A 2ª edição do Prémio Margres Arquitetura, em 2015, galardoa, ex aequo, o trabalho de dois arquitetos Portugueses. O prémio da marca Portuguesa de cerâmica distingue as obras do Arquiteto Manuel António Garcia dos Remédios e do Arquiteto José Manuel Amante Rosa Freire.

O Prémio bienal vem reconhecer as obras de arquitetos Portugueses que tenham utilizado as gamas Kerlite e/ou Linea, valorizando a coerência, inovação e sentido estético dos materiais grés lâmina utilizados.

Nesta segunda edição, o Prémio Margres Arquitetura elegeu duas obras nacionais. Foi selecionada a obra do Arquiteto Manuel António Garcia dos Remédios “Centro Hospitalar Oeste”, nas Caldas da Rainha, com aplicação de Kerlite de 1x1m, na remodelação do serviço de cirurgia e refeitório. Pelas suas características, o cerâmico Kerlite permitiu a renovação dos espaços sem importunar os profissionais de saúde e respectivos doentes, bem como a utilização simultânea e ininterrupta das áreas intervencionadas. A dimensão das peças, dispostas ortogonalmente deu unidade ao espaço anteriormente inexistente, permitindo uma circulação confortável e funcional assim como visualmente agradável.

O outro projeto premiado é a obra do Arquiteto José Manuel Amante Rosa Freire “Centro Neurológico Sénior” com a aplicação da gama Kerlite em 1x1m no projeto, com vista a proporcionar uma distribuição linear na organização dos espaços, sublinhando a individualidade do edifício e valorizando a coordenação estética com os restantes materiais. A implementação da obra baseou-se ainda nas características patológicas de alguns utentes do foro neurológico, os quais sentem desconforto com o impacto visual causado pela existência de elementos de descontinuidade (juntas).

O prémio de 7500€ e as viagens a Itália foram entregues, em cerimónia pública, no passado dia 1 de Julho, no showroom da Margres no Parque das Nações, em Lisboa. No evento estiveram presentes os representantes da marca e os vencedores José Manuel Amante Rosa Freire e Manuel António Garcia dos Remédios.

Afirmando a sua posição enquanto um dos grandes concursos de arquitetura do país, o Prémio Margres Arquitetura destaca obras públicas ou privadas de arquitetos portugueses que evidenciem qualidade arquitetónica, coerência, inovação e sentido estético dos referidos materiais da Margres.

 

Imagens

Arquiteto Manuel António Garcia dos Remédios e do Arquiteto José Manuel Amante Rosa Freire

Arquiteto Manuel António Garcia dos Remédios “Centro Hospitalar Oeste”

Arquiteto José Manuel Amante Rosa Freire “Centro Neurológico Sénior”

 

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE