Materiais da Sonae Arauco dão forma ao novo Sonae Tech Hub

Categorias: produtos

Os materiais da Sonae Arauco inspiraram os arquitetos responsáveis pelo novo edifício Tech Hub da Sonae, instalado no Parque de Negócios das Empresas Sonae, na Maia. O Arquiteto Miguel Pimenta do gabinete Barbosa&Guimarães – arquitectos destaca a facilidade de adaptação dos produtos Innovus e a garantia de durabilidade e fiabilidade dos materiais.

“A utilização dos produtos Innovus na conceção deste projeto foi fundamental. Em primeiro lugar, pela diversidade de referências disponibilizadas, que permitiram uma amplitude de escolha face às exigências do projeto”, explica Miguel Pimenta, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto. “Por outro lado, a facilidade de adaptação dos produtos Innovus ao desenho das peças e a garantia de durabilidade e fiabilidade dos materiais asseguraram a qualidade e sustentabilidade dos produtos no resultado final”, concluiu o arquiteto.

O novo edifício Tech Hub da Sonae, onde estão agora os escritórios da BIT e da Sonae IM, alberga áreas de trabalho destinadas a equipas das áreas de IT e de tecnologia, que funcionam na generalidade em open-space, numa diversidade de layouts que garante a polivalência do espaço. Além disso, este novo edifício obedece a princípios gerais de sustentabilidade (como eficiência energética, qualidade do ar, uso eficiente da água e cuidado com as características dos materiais aplicados na construção), o que conduziu à sua candidatura à classificação LEED.

A fachada dupla foi concebida tendo em consideração requisitos acústicos e efeitos térmicos, funcionando como uma estufa no Inverno, com os ganhos solares, e no Verão como um espaço arrefecido durante a noite e ventilado durante o dia, reduzindo as cargas de arrefecimento.

Veja fotografias do projeto aqui.

 

Sobre a Sonae Arauco
A Sonae Arauco é uma das maiores empresas mundiais de soluções de madeira e tem uma visão empresarial a longo prazo baseada numa alma industrial. O compromisso da Sonae Arauco para com o desenvolvimento sustentável é demonstrado pela sua certificação de gestão florestal, pela implementação de um modelo bioeconómico circular e pela integração permanente de madeira reciclada no processo industrial.

O portefólio da empresa contempla uma vasta gama de produtos que abrangem as diversas necessidades do mercado, desde as mais comuns até às mais exigentes de um ponto de vista técnico, bem como uma gama alargada de produtos decorativos comercializados com a marca Innovus (conhecida como Novolam no mercado da África do Sul).

A empresa resulta de uma joint venture entre dois importantes intervenientes mundiais do setor da madeira: a Sonae Indústria e a Arauco. Ambas partilham a mesma ambição de levar a madeira mais além, bem como uma visão empresarial a longo prazo. Atualmente, a empresa emprega cerca de 3000 pessoas em nove países (Portugal, Espanha, Alemanha, África do Sul, Reino Unido, França, Países Baixos, Suíça e Marrocos), dispõe de 23 instalações industriais e comerciais e comercializa os seus produtos em mais de 80 países, atingindo um volume de negócios de 800 milhões de euros.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total

MOON

A única placa de comando em cerâmica.