Matosinhos lança plataforma “Urbanismo Digital”

Urbanismo Digital é a nova plataforma on-line, lançada pela Câmara Municipal de Matosinhos, que permite ao munícipe submeter pedidos de urbanismo, aceder aos processos em todas as suas fases e pagar a taxa associada com a emissão do respectivo recibo sem ter de se deslocar ao Edifício dos Paços do Concelho.

Esta nova plataforma electrónica possibilita “uma melhor comunicação, maior transparência e mais celeridade em todos os processos de operações urbanísticas, além de reduzir o consumo de papel e os consumíveis de impressão”, lê-se na nota lançada pelo município. Em breve, e segundo o comunicado, outras medidas serão implementadas, como o atendimento ao público que permitirá aos cidadãos agendar na hora reuniões com os serviços de urbanismo.

No portal, é também possível ter acesso gratuito a plantas topográficas e de cartografia em geral, a informação geográfica de consulta de todos os instrumentos de gestão territorial e servidões de utilidade pública do concelho de Matosinhos (como o Plano Director Municipal, Plano de Mobilidade e Transportes, Planos de Urbanização e Pormenor), de cartografia, de cadastro ou de ortofotomapas.

A apresentação do novo portal decorreu no dia 7 de Julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com a participação da presidente da câmara municipal, Luísa Salgueiro. A novidade surge no âmbito da transição digital dos serviços de urbanismo do município. Matosinhos não é, contudo, o primeiro município a lançar uma plataforma on-line de serviços de Urbanismo – Águeda,Guimarães, Leiria e Lisboa são alguns exemplos.

© Smart Cities

VÍDEOS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?