Matterpieces: a construção circular deixou de ser uma utopia

Categorias: Produtos

Matterpieces, um projecto que está a redefinir o futuro dos materiais de construção, tem ADN 100% português e uma proposta inovadora: transformar toneladas de entulho, como telhas, tijolos, cimento e pedras, em materiais de alta qualidade para superfícies, revestimentos, pavimentos e mobiliário.

O projecto surge do atelier de arquitectura studio8, composto por Patrícia Gomes e Luís Lima, que após seis anos de prática de arquitectura em Viena, na Áustria, decidiram regressar a Portugal em 2020 com o objetivo de impactar o sector da Construção através da sustentabilidade.

“A Construção é uma das indústrias mais poluentes do planeta, responsável por 50% da extracção de matérias-primas do solo, 1/3 dos resíduos gerados em todo o mundo e 38% das emissões de carbono para a atmosfera. Foi quando nos apercebemos desta realidade que começámos a incorporar desperdícios de obra nos nossos projectos de arquitectura, mas rapidamente percebemos que para fazer a diferença não nos podíamos limitar a processar apenas quilos de resíduos — teríamos de começar a pensar em toneladas”, disse Patrícia Gomes, co-fundadora da Matterpieces.

Desde 2022, a Matterpieces desviou 50 toneladas de resíduos dos seus destinos habituais, os aterros. Nos próximos dois anos, a marca estima ultrapassar as 360 toneladas processadas, um número que reflete o compromisso em reduzir a extração de matérias-primas.

“Estamos a inaugurar um novo ciclo na Arquitectura e Construção. Por um lado estamos a recolher resíduos de obras, a tratá-los e transformá-los em novos materiais que são estéticos, funcionais e, por isso mesmo, competitivos, mas por outro lado estamos a implementar uma estratégia circular colaborativa que reúne empresas de demolição, gestão de resíduos, arquitetos, construtores e produtores de materiais para alcançar um objetivo comum, a construção circular”, acrescentou Patrícia Gomes, co-fundadora da Matterpieces.

De forma a adaptar o método de fabrico a uma escala industrial, a Matterpieces estabeleceu parcerias chave com empresas de demolição e gestão de resíduos, como a Costa Almeida Ambiente e a Zircom, e uma colaboração estreita com a produtora RMC de Aveiro, que juntos formam as etapas de upcycling que estão na origem dos materiais.

A Matterpieces está a consolidar o mercado nacional, mas a ambição do projecto vai além-fronteiras. “A internacionalização vai ser o nosso próximo passo. O nosso objectivo consiste em estabelecer parcerias estratégicas noutros pontos do globo e reutilizar os desperdícios que são gerados em diferentes geografias de forma local”, adianta Luís Lima, co-fundador da Matterpieces.

A Matterpieces conta ao momento com treze texturas em catálogo, disponíveis em painéis ou ladrilhos, com diferentes tipos de acabamento.

Next Step is Circular 2024

Para assinalar mais um passo em direção à circularidade e o lançamento da Matterpieces, um dos espaços do Lisboa Social Mitra, em Lisboa, abriu as suas portas no dia 30 de Novembro para receber a primeira edição do “Next Step is Circular”, um evento aberto ao público que vai celebrar a economia circular, inovação e design sustentável.

 

Sobre a Matterpieces:

A Matterpieces é uma marca colaborativa e inovadora que transforma desperdícios da construção em novos materiais de revestimento. Com uma estratégia baseada nos princípios da economia circular, a empresa aposta na sustentabilidade e na cooperação entre diferentes actores da indústria da Construção para reduzir a extração de matérias-primas e os resíduos em aterro.

LINKS
VÍDEOS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE