Mercado do Bolhão abre na primeira quinzena de setembro

Categorias: Arquitetura

A Câmara do Porto informou os comerciantes da nova data de abertura do Mercado do Bolhão, na primeira quinzena de setembro. A requalificação do mercado teve assinatura do arquiteto Nuno Valentim, um dos mais premiados arquitetos de reabilitação do país. A empreitada de restauro e modernização do imóvel encontra-se concluída. Porém, o cenário de setembro permitirá ter um maior número de comerciantes e espaços em funcionamento na inauguração, uma vez que atrasos decorrentes da empreitada impossibilitaram a entrega das chaves nas datas inicialmente previstas.

De maneira a respeitar o compromisso assumido com os comerciantes de disponibilizar seis meses para preparação dos seus espaços e considerando que alguns deles só receberam as chaves em fevereiro e março deste ano, o Município entendeu que a opção mais justa seria apontar a abertura para setembro, não colocando em causa os preparativos essenciais ao bom funcionamento dos negócios. Estes seis meses tornam-se particularmente relevantes para os comerciantes, num contexto de dificuldades e atrasos na contratação das obras em causa.

“A decisão de definir esta data foi naturalmente muito ponderada e pesou todos os fatores em torno deste projeto emblemático da cidade. Seria mais simples assumir simplesmente a data anteriormente comunicada para a reabertura, a todo o custo, mas não seria responsável. Todos estamos ansiosos pelo dia da reabertura e o importante é assegurar as melhores condições para os comerciantes se instalarem”, afirma Cátia Meirinhos, vice-presidente do conselho de administração da GO Porto.

Atualmente, estão a ser realizadas no espaço as vistorias de obra e ensaios, bem como pequenas correções. O Mercado já tem instalados os equipamentos nas bancas, faltando apenas instalar alguns acessórios, e a fixação da sinalética encontra-se também em curso.

Em breve, terão ainda início as visitas individuais com comerciantes, e dar-se-á início a processos como a emissão de novas licenças, formações para familiarização com os novos procedimentos de gestão do espaço, entre outras reuniões necessárias com os operadores e todas as entidades envolvidas.

Na reunião promovida esta tarde pela empresa municipal GO Porto, o anúncio da abertura do Mercado do Bolhão em setembro mereceu o consenso dos comerciantes.

© Porto.

Foto © Miguel Nogueira

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?