Mesa atelier vence concurso da Casa Mortuária de Barrancos

Categorias: Arquitetura

Os 91 trabalhos apresentados no âmbito do Concurso Público de conceção para a elaboração do projeto da Casa Mortuária de Barrancos, promovido pelo Município de Barrancos, com assessoria técnica da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos, foram apreciados pelo Júri, composto pelos Arquitectos João Bilo (C.M. Barrancos) e Madalena Menezes (indicada pela OASRS) e pelo Arquitecto Paisagista António Francisco Pereira Pacheco (C.M. Moura), resultando na seguinte ordenação:

 

O júri, composto pelos Arquitectos João Bilo (C.M. Barrancos) e Madalena Menezes (indicada pela OASRS) e pelo Arquitecto Paisagista António Francisco Pereira Pacheco (C.M. Moura), considerou que, das 91 propostas apreciadas entregues dentro do prazo, a vencedora, da autoria dos MESA atelier que adoptou o mote “Construir com a paisagem” é resultado de uma apropriada intenção de projeto, que se traduz numa forte adequação da casa mortuária à sua envolvente, traduzida no respeito demonstrado pela arquitetura local e existente e pelo enquadramento paisagístico envolvente.

 

O segundo prémio, atribuído à proposta da autoria de Lima & Paixão – Gestão e Projectos Lda, “propõe o uso de materiais com bom comportamento face à vida útil do edifício e cuidado com a eficiência energética do mesmo, assumindo-se como elementos valorizadores da intervenção. Destaca-se ainda, pela proposta de requalificação dos acessos, pedonais e viários, integrados na área de intervenção, promovendo a valorização urbanística da zona e a criação de novas dinâmicas de circulação”.

 

A proposta coordenada pelo Arquitecto Carlos Nuno Lacerda Lopes ficou em terceiro lugar evidencia-se pela “boa implantação, bem como a solução programática do equipamento conseguida, evidenciando uma boa articulação dos espaços e relações geradas com a envolvente”.

 

As propostas das duplas Miguel Abecasis/ Ana Moniz e João Pignatelli/ José Cambão receberam ambas uma menção honrosa.

 

A cerimónia de entrega dos prémios e a inauguração da exposição dos trabalhos decorrerá dia 14 de setembro pelas 15h no Cineteatro de Barrancos. A exposição ficará patente até dia 30 de setembro.

 

1º classificado
Autoria: MESA atelier
Coordenação: Paulo Dias

 

2º classificado
Autoria: Lima & Paixão – Gestão e Projectos Lda
Coordenação: Jorge Manuel Lopes Paixão

 

3º classificado
Autoria: CNLL Lda
Coordenação: Carlos Nuno Lacerda Lopes

 

Menção honrosa
Autoria: João Pignatelli e José Cambão
Coordenação: João Pignatelli

 

Menção honrosa
Autoria: Miguel Abecasis/ Ana Moniz
Coordenação: Miguel Abecasis
LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE