
Miguel Judas – Arquitecto vence concurso para o conjunto habitacional na Rua do Beato em Lisboa, este concurso conta com a assessoria da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos e com a colaboração do Município de Lisboa.
O conjunto habitacional da Rua do Beato, ficará localizado no extremo Norte da freguesia do Beato, ente a Avenida Infante Dom Henrique e a Rua do Beato, confrontando a Sul com instalações da Guarda Nacional Republicana.
O local a intervir tem uma área de 3.500 m2, onde se encontram implantados antigos armazéns agrícolas com uma área de construção de 1.750,0 m2, área essa a reconverter para fins habitacionais. O programa contempla a construção de 24 fogos, com uma área bruta de construção máxima de cerca de 2.420,0 m2, cerca de 400,0 m2 para comércio/serviços, a que acrescerão estacionamentos e arrecadações.
A construção deste empreendimento, que observará as disposições do regime da habitação a Custos Controlados, regulado pela Portaria n.º 65/2019, de 19 de fevereiro, na redação dada pela Portaria n.º 281/2021, de 3 de dezembro, permitirá o aumento da oferta de arrendamento acessível.
Foram entregues 20 Trabalhos de Conceção. A proposta selecionada corresponde ao projeto apresentado pela equipa concorrente Miguel Judas – Arquitecto, com colaboração de CORP Arquitetos (Diogo Menéres Pimentel e João de Oliveira Ribeiro) e paisagismo de Damiano Cerianio, o Júri considerou que esta proposta “com uma linguagem arquitetónica contemporânea muito racional e um carácter industrial resultado dos materiais de revestimento empregues, o trabalho apresenta um volume compacto que se desenvolve ao longo da Rua do Beato. A esta presença urbana alia—se uma excelente organização dos espaços interiores das frações habitacionais carecendo os espaços comerciais de algum reequacionamento.”
Na sequência do acima exposto, informa-se que o júri deliberou, por unanimidade, propor a atribuição dos seguintes Prémios:
1º lugar:
Concorrente: Miguel Judas, Arquitecto
Coordenação: Miguel Judas, Arquitecto
Arquitetura: CORP Arquitetos (Diogo Menéres Pimentel e João de Oliveira Ribeiro)
Paisagismo: Damiano Ceriani
2º lugar:
Concorrente: Sérgio Dias Ribeiro da Silva
Coordenação: Sérgio Dias Ribeiro da Silva
3.º lugar
Concorrente: Elói da Silva Gonçalves
Coordenação: Filipe André Touças Magalhães
Resultados do concurso
Relatório Final do Júri | |
Anexo ao Relatório Final do Júri |