Miguel Marcelino vence concurso para o novo Edifício Pedagógico da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Categorias: Arquitetura

A proposta apresentada pelo arquitecto Miguel Marcelino foi a vencedora do concurso para o novo Edifício Pedagógico Da Escola Superior De Enfermagem De Lisboa.

 

Memória Descritiva

A extensão da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa consiste num edifício em “L” articulado com um edifício existente, construído em 1972. No novo conjunto em “U”, a estrutura é fragmentada nos dois vértices, criando a ideia de três corpos justapostos: o existente juntamente com os dois novos.

 

O edifício é constituído por grandes lajes sobrepostas irregularmente, gerando ligeiras torções e variações de profundidade e ensombramento para as janelas panorâmicas recuadas em redor de todo o edifício. A variação de implantação gera também envidraçados não paralelos e reflexos com orientações diferentes, quebrando a rigidez de um bloco tradicional. A altura varia de piso para piso, em função do programa.

 

A envolvente, integrada no recinto do Hospital de Santa Maria, está repleta de árvores de grande porte que se pretende expandir pela nova praça formada pelo novo conjunto de edifícios, criando um filtro de protecção das pesadas redes viárias adjacentes ao lote.

 

Mais informações sobre o concurso:

http://www.esel.pt

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?