MITH, o hub technológico powered by Casais, que casa tecnologia, inovação e sustentabilidade

Categorias: Arquitetura

O MITH – Minho Innovation and Technology Hub, powered by Casais, é um espaço que pretende aliar tecnologia, inovação e sustentabilidade num ambiente colaborativo. Localizado em Guimarães – município que participará na Missão para as 100 cidades inteligentes e neutras em termos de clima até 2030 – o edifício é desenvolvido com recurso ao modelo de construção híbrida. Encontra-se nas imediações do polo da Universidade do Minho, onde estão as áreas de Engenharia e Arquitetura.

A localização do MITH é privilegiada dada a proximidade ao Grande Porto e à Galiza (Espanha), para se tornar no centro nevrálgico do conhecimento e inovação em áreas como a engenharia, a sustentabilidade e a arquitetura – conceitos que estão cada vez mais interligados -, permitindo o aprofundamento e captação do interesse por parte de profissionais especializados tanto nestas áreas e que procurem sinergias não só com a academia, mas também com uma grande Empresa, como é o Grupo Casais.

O Grupo Casais assinará, em conjunto com a Universidade do Minho, a Câmara Municipal de Guimarães, a TECMINHO e o SITIO, um protocolo que visa o acesso a condições para empresas e projetos identificados cuja origem resulta da colaboração com uma ou mais destas três entidades signatárias do protocolo. A autarquia, a Universidade do Minho e o Grupo Casais pretendem que este hub seja espaço de referência para o desenvolvimento tecnológico.

Viver e trabalhar no MITH

O MITH apresenta duas componentes essenciais: trabalhar e viver. O hub pretende promover um interface entre as empresas, a academia e os institutos inseridos neste ambiente, sendo, por isso, um local propício à instalação de start-ups e de empresas que pretendam dinamizar a relação com a investigação. Poderá ser benéfica, neste hub, a instalação de projetos em curso, mas também de empresas que beneficiem da ligação com outras entidades que estão instaladas no local. O ponto essencial é que o conceito de cada empresa alojada no MITH terá de estar relacionado com inovação e tecnologia.

Para além da vertente de trabalho, a oferta residencial é também importante, com a criação de espaços no interior do MITH onde será possível habitar e usufruir deste ambiente, que pretende ser uma comunidade sustentável e onde serão criadas ciclovias e espaços a pensar no futuro e no desenvolvimento sustentável.

O Grupo Casais é pioneiro e uma referência na construção sustentável em Portugal. O modelo de construção híbrida, (que se traduz na conjugação de madeira e betão) assenta no sistema CREE Buildings e é inovador no setor, estando a ser implementado pela Empresa em várias construções novas. O MITH é um dos exemplos deste tipo inovador de construção que tem benefícios não só ao nível do tempo – é uma construção mais célere do que a exclusiva em betão –, mas também ambientais porque permite redução da pegada de carbono.

“Acreditamos que o setor da construção tem de ser mais sustentável. Por isso, estamos empenhados em demostrar o potencial deste tipo de construção. Mas também sabemos que temos de estar constantemente a inovar, a procurar melhorar e em busca de novas soluções, porque é também uma exigência do consumidor. Por isso, não só construímos este hub, como estamos aqui inseridos, com os nossos colaboradores a poderem trabalhar a partir daqui, mas também queremos aprender e encontrar talento nas mais diversas aéreas – engenharia, arquitetura, tecnologia, inteligência artificial – que nos permita continuar a desenvolver e a cumprir esta nossa missão”, afirma António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.

O MITH é o local privilegiado para empresas e empreendedores, que se instalem no espaço, usufruam de sinergias e troca de conhecimento. O Grupo Casais prevê ter naquele espaço os seus especialistas de BIM e outras tecnologias digitais relacionadas com o sector AEC (arquitetura, engenharia e construção), o que permitirá desenvolver um ecossistema de inovação e conhecimento. A proximidade ao pólo universitário é também uma enorme mais-valia para a troca de experiências para os alunos, ou recém-licenciados, que optem por desenvolver as suas ideias neste espaço.

MITH com o SITIO

O MITH vai contar com um espaço de co-work, o SITIO, uma marca de co-work que se insere numa uma inovadora rede de espaços colaborativos do Portugal. Presente em vários pontos do País e com mais de 20 espaços de co-work e co-living, este será o primeiro espaço em Guimarães. Este espaço de co-work será também relevante para reforçar o ADN e das infraestruturas do MITH, contribuindo para a atratividade de uma comunidade de empreendedores, inovadores e start-ups.

Prevista para o final de outubro de 2023, o SITIO Guimarães terá cerca de 1200 metros quadrados, 202 postos de trabalho e um SITIO Café, esta unidade vai erguer-se num megaempreendimento dedicado a Work + Tech and Live com a assinatura do Grupo Casais.

O SITIO foi escolhido como parceiro estratégico na criação do primeiro espaço colaborativo num projeto icónico que vai acolher a atual e a próxima geração de comunidades de inovação, start-ups e scale-ups que se queiram instalar junto ao meio académico de Guimarães, nomeadamente com a proximidade à Universidade do Minho.

 

Sobre o Grupo Casais

A Casais foi criada a 23 de maio de 1958 e é hoje, uma das maiores empresas do setor da construção em Portugal, mantendo o cariz familiar. Em 1994, iniciou o processo de internacionalização, na Alemanha. Atualmente, o Grupo opera em 17 países: Portugal, Angola, Alemanha, Arábia Saudita, Bélgica, Brasil, Espanha, EUA (Texas), EAU (Dubai e Abu Dhabi), França, Gana, Gibraltar, Holanda, Marrocos, Moçambique, Reino Unido, Qatar, mas da história da sua internacionalização constam outros países como a Rússia, o Cazaquistão, a Argélia, a China e Cabo Verde.

Em 2022 ganhou pela 5ª vez o Prémio Construir de Melhor Construtora em Portugal, mas também o 3º lugar como Best Place to Work. Fechou o ano de 2022 com um volume de negócios agregado de mais de 682M€, sendo os mercados internacionais responsáveis por 440M€.

 

Sobre o sitio*

Criada em 2014, o sitio é a maior rede portuguesa de espaços de cowork e coliving e líder nacional em número de localizações, contado com 15 unidades de cowork em 5 cidades – Lisboa, Porto, Setúbal, Aveiro, Guimarães, e, em 2024, Gaia -, e 6 espaços de coliving, somando a criação de projeto e gestão de cerca de 26.000 m2, 2650 postos de trabalho e 65 quartos no país. A rede conta com cerca de cinco planos desde o escritório privado, híbrido, posto de trabalho fixo ou hot desk e mesmo escritório virtual. Com um ADN smart& cool, descomplexado e desenhado para abraçar e apoiar as comunidades locais com serviços que respondam às suas necessidades de negócio, a rede conta com salas de reunião, auditórios, espaços para eventos e networking, oferecendo ainda amenities como água, café, frutas grátis, copa, lounges e phonebooths.  Em 2023 foi ainda criado o sitio Café, um conceito que não só responde ao dia-a-dia das comunidades, como é aberto ao público, oferecendo também serviços de catering para uma simples reunião ou evento de maior dimensão para os utilizadores, mas também para comunidades envolventes que necessitem destes serviços com flexibilidade.

www.sitio.pt

*A marca sitio escreve-se com letras minúsculas e sem acento.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE