Modernidade e inovação no Hotel Apfel no Tirol do Sul: a colaboração de Ragno Ceramiche para a renovação do projecto vencedor dos Prémios AHEAD Europe 2020

Modernidade e inovação no Hotel Apfel no Tirol do Sul: a colaboração de Ragno Ceramiche para a renovação do projecto vencedor dos Prémios AHEAD Europe 2020

Estamos em Alto Adige-Südtirol, em Val Passiria. Perto de Saltusio, existe o histórico Hotel Apfel, um complexo articulado em espaços e lugares de bem-estar com um restaurante KM0, spa e um hotel que se parece com um albergo difuso, situado num cenário rodeado por hortas e pomares de maçãs e os belos Alpes do Sul do Tirol.

O Hotel Apfel – literalmente ‘Apple Hotel’ – é gerido por uma família que está agora na sua terceira geração. Esta família sabe acolher e abraçar o seu passado a fim de o renovar num projecto de continuidade futura. E é em torno deste pivô que se desenvolve o projecto inovador de extensão hoteleira, recentemente concluído em Maio de 2020.

O Studio noa* de Bolzano foi responsável pela transformação deste negócio histórico e pela renovação dos espaços, tendo ganho o hotel o primeiro prémio do projecto nos Prémios AHEAD Europe 2020 nas categorias “Guestrooms” e “Spa & Wellness” e o segundo lugar na categoria “Hotel do Ano”.

A colecção de grés porcelânico Stoneway Barge Antica da Ragno Ceramiche foi escolhida para cobrir a área de restauração e bem-estar; enquanto o acabamento exterior foi seleccionado para cobrir todas as áreas exteriores, incluindo a piscina.

Em comparação com as três propostas de cor da colecção – bege, branco e cinzento – a preferência recaiu sobre a tonalidade bege, o que permite nuances de cor com um efeito extremamente natural. Os tamanhos 30×60 e 60×60 são misturados para obter um efeito de pavimento vivo mas elegante, graças às tonalidades que recordam as cores da terra. A utilização hábil dos materiais de cobertura contribui para a interpenetração entre o espaço interior e o espaço exterior.

Todo o projecto foi concebido para uma experiência viva imersa na natureza, onde a estrutura arquitectónica é uma parte integrante da paisagem e dialoga com ela.

Tons suaves, materiais com um aspecto bruto mas refinado, elementos hipogéneos que são combinados com estruturas de inspiração histórica; tudo é revisitado numa chave contemporânea, para garantir aos clientes uma experiência única de bem-estar e relaxamento.

 

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»