O Banco de Portugal colocará em circulação, no dia 25 de setembro de 2019, uma moeda de coleção em liga de prata, com o valor facial de €7,50, designada “Carrilho da Graça” integra o leque das moedas comemorativas do ano de 2019 da Casa da Moeda.
Dando continuidade à série dedicada às mais conceituadas figuras da Arquitetura Portuguesa, tanto no plano nacional como internacional, surge agora uma moeda alusiva ao arquiteto João Luís Carrilho da Graça. Autor de projetos que marcam a paisagem urbana de várias cidades, como o Terminal de Cruzeiros de Lisboa, entre outros.
A moeda, criada por Julião Sarmento, um dos mais prestigiados artistas contemporâneos nacionais, mostra no reverso uma representação simples e depurada da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa, edifício projetado por Carrilho da Graça e distinguido com o Prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte em 1992.
A moeda “Carrilho da Graça” apenas tem poder liberatório em Portugal e apresenta:
No anverso:
- Ao centro, o escudo de armas;
- Na orla superior, a legenda “INCM”, valor facial e a indicação do autor;
- Na orla inferior, a legenda “República Portuguesa”.
No reverso:
- Ao centro, a representação da Escola Superior de Comunicação, projetada pelo arquiteto Carrilho da Graça;
- Na orla superior, a legenda “Carrilho da Graça”;
- Na orla inferior, a legenda “2019”.
Nesta série “Arquitetura Portuguesa” o Banco de Portugal possuí as moedas comemorativas dos dois pritzker de arquitectura portuguesa Álvaro Siza Vieira em 2017 e a Eduardo Souto de Moura em 2018.
Vídeo ©Direitos Reservados