Moradia na Travessa do Patrocínio foi a mais votada no Architizer

Categorias: arquitectura

A moradia na Travessa do Patrocínio, em Lisboa, da responsabilidade dos arquitectos Luís Rebelo de Andrade, Tiago Rebelo de Andrade e Manuel Cachão Tojal (RA Architectural and Design Studio), foi o edifício mais votado na categoria Residência Unifamiliar no site Architizer.

 

O prémio do júri ficou para o projecto Daeyang Gallery and House, em Seul, pelo gabinete Steven Holl Architects, tendo os utilizadores do site escolhido o projecto português, uma obra de arquitectura paisagista “plantado” na Lapa, em Lisboa, com assinatura de Luís Rebelo de Andrade, Tiago Rebelo e Manuel Cachão Tojal (RA Architectural and Design Studio).

 

Luís Rebelo de Andrade sublinhou a aceitação do edifício pela “comunidade que vive com ele”. “Insere-se na paisagem de todos e as pessoas aceitaram-no. Já lhe chamam a “Casa dos Aromas”, contou ao P3 o arquitecto, referindo-se a uma escultura viva, uma intervenção ecológica com um jardim vertical cheio de plantas aromáticas.

 

“A escolha recaiu sobre plantas altamente resistentes e de crescimento lento. A manutenção acontece três vezes por ano e tem sido simples e fantástica. Não custa mais do que um jardim numa moradia. Obriga a pequenas podas e a reposições residuais em dois/três por cento da área”, explicou Luís Rebelo de Andrade, “satisfeito” por ter pensado e acreditado “numa teoria” agora reconhecida internacionalmente.

 

A concurso estava também o espaço Sushi Pearl, projecto português assinado pelo gabinete PLAN Associated Architects.

 

Para os vencedores Architizer A+ Awards, o gabinete Snarkitecture criou um troféu em colaboração com a equipa responsável pelos prémios MTV e Emmy.

 

Fonte: p3.publico.pt

 

Photographs: FG+SG – Fernando Guerra, Sergio Sérgio Guerra

Galeria
LINKS
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

MOON

A única placa de comando em cerâmica.

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total