MUDE recebe entrega dos prémio OutrosMercadus’10 dia 15 de dezembro

Categorias: Arquitetura

/// ENTREGA DE PRÉMIOS

 

O MUDE – Museu do Design e da Moda. Colecção Francisco Capelo, em Lisboa, será o palco para a cerimónia de entrega do Prémio OutrosMercadus’10, na próxima quarta-feira dia 15 de Dezembro, pelas 19h00. Será também inaugurada, no mesmo espaço, a exposição com os projectos vencedores e nomeados que ficará no MUDE, de 15 de Dezembro de 2010 a 31 de Janeiro de 2011. O projecto da exposição é da autoria do conceituado designer português Francisco Providência.

A entrada é livre.

 

Confirmação de presença através dos contactos:

t. 226 051 150 | f. 226 051 159

email: marketing@outrosmercadus.pt

 

MUDE – Museu do Design e da Moda. Colecção Francisco Capelo

horário: terça a quinta-feira e domingo 10h às 20h | sexta-feira e sábado 10h às 22h

morada: R. Augusta, 24, 1100-053 Lisboa

t. 21 888 61 17 / 23

www.mude.pt

 

O PRÉMIO

Tem como objectivo distinguir e promover o reconhecimento público de obras de arquitectura | design | espaços efémeros, levados a cabo no biénio 2008-2009, sendo extensível às mais diversas áreas da cultura, como sejam o cinema, o teatro, as exposições, assim como em espaços públicos, expositores (stands), entre tantas outras intervenções cujo traço comum é o conceito de não perenidade.

 

Esta 3ª edição conta com a organização da Ordem dos Arquitectos [OA] e do Centro Português de Design [CPD], com o apoio da Associação Portuguesa de Designers [APD], da Associação Nacional de Designers [AND], da Câmara Municipal de Lisboa e do MUDE – Museu do Design e da Moda. Colecção Francisco Capelo; com o patrocínio da empresa Multitema [Gestão da Produção Gráfica] e a fotógrafa Alexandra Melo. Contando ainda, com o portal Espaço de Arquitectura como Web Media Partner e a Revistas Arquitectura e Arte como Media Partner.

 

O Prémio foi lançado em 2006, na prossecução do objectivo da empresa Outros Mercadus, e com a nítida intenção de optimizar o cruzamento interdisciplinar e, acima de tudo, realizar um levantamento do que melhor se realiza na área das intervenções efémeras.

 

O Júri presidido por Bárbara Coutinho; Luís Aguiar, em representação da Outros Mercadus; Designer Carlos Rocha em representação do Centro Português de Design; Arquitecta Isabel Barbas em representação da Ordem dos Arquitectos e o Designer Miguel Vieira Baptista em representação do Ministério da Cultura decidiu distinguir duas candidaturas entre os nomeados, atribuindo por maioria um prémio e uma menção honrosa:

 

Obra vencedora

PAVILHÃO AYUNTAMENTO DE MADRID

Feira do Livro de Madrid 2008

»» Olga Sanina e Marcelo Dantas

Segundo o júri, “ Este projecto destaca-se pela excelência da resposta à complexidade e diversidade de questões inerentes à encomenda de um pavilhão efémero mas representativo. Conceito, estrutura, tecnologia, materialidade, formalidade, função e iluminação estão intricadamente bem resolvidos num objecto arquitectónico efémero de carácter encantatório e ilusionista; um cenário destacado numa feira onde proliferam outros pavilhões.”

 

Menção honrosa

Bar Temporário

»» Diogo Aguiar e Maria Teresa Otto

“Neste Projecto o júri destacou o conceito de pré-fabricação e auto construção à semelhança do universo IKEA. Valorizou também a utilização e adaptação de um objecto com determinada função – contentor de plástico “barato” – a uma outra função – módulo espacial e construtivo da fachada retro-iluminada “glamorosa”. À noite o bar transforma-se e torna-se num marco festivo e sedutor – um objecto efémero em si mesmo. O conceito de “material barato“, empilhável e leve, sugere ainda a possibilidade de itinerância bem como de adaptabilidade e transformação justificando assim a sua nomeação no âmbito deste prémio.”

 

 

 

/// PROGRAMA EVENTO

 

19h00 ABERTURA

– Luís Aguiar, Administrador da Outros Mercadus

– Entrega do Prémio – Ordem dos arquitectos /CPD

19h15 APRESENTAÇÃO DAS OBRAS PREMIADAS

– Bárbara Coutinho, Presidente do Júri do Prémio OM ´10

– Apresentação das obras Premiadas pelos autores

 

20h00 ENCERRAMENTO

 

Imagens

PAVILHÃO AYUNTAMENTO DE MADRID

Feira do Livro de Madrid 2008

»» Olga Sanina e Marcelo Dantas

 

Menção honrosa

Bar Temporário

»» Diogo Aguiar e Maria Teresa Otto

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.