Município de Arcos de Valdevez aprovou Estratégia Local de Habitação

O Município de Arcos de Valdevez aprovou Estratégia Local de Habitação,  a qual engloba, segundo dados da autarquia, investimentos na ordem dos 9,6 milhões de euros.

A Estratégia Local de Habitação (ELH) é uma estratégia de atuação definida pelo Município de Arcos de Valdevez, “que reúne um conjunto de medidas integradas visando incrementar a oferta e melhorar a Habitação Social, melhorar o acesso ao Mercado de Arrendamento, criar incentivos à Habitação e melhorar a informação sobre o setor da Habitação”.

O Município de Arcos de Valdevez “pretende investir 9,6 milhões de euros nesta estratégia, que inclui diversas medidas definidas pela autarquia, nomeadamente, o reforço da oferta de habitações sociais e da reabilitação de habitações existentes, a melhoria no acesso ao Mercado de Arrendamento, a promoção, a reabilitação de habitação própria permanente e o apoio à Reabilitação no Espaço Rural, assim como a melhoria da Gestão e Serviços municipais ao nível habitacional”.

Neste âmbito está a prevista a aquisição, reabilitação e construção de 90 fogos, sendo que destes, serão construídos 54 fogos habitacionais novos (36 destinados para famílias carenciadas e 18 para a habitação a custos controlados); serão também reabilitados 20 fogos destinados ao arrendamento jovem; adquiridos 8 fogos habitacionais (6 para atribuir a pessoas com necessidades especiais e 2 para resolver situações transitórias) e arrendados 8 apartamentos para subarrendar.

A Câmara Municipal aprovou esta estratégia, por um horizonte temporal de 7 anos, tendo em vista a criação de uma gestão eficiente e sustentável, que permita dar resposta aos agregados familiares do concelho que vivem com necessidades ao nível habitacional.

A Câmara Municipal está também a desenvolver programas para criar incentivos à construção e reabilitação habitacional por parte dos jovens.

Estas medidas estão a ser tomadas no sentido de proporcionar às pessoas a oportunidade de terem uma habitação condigna e aumentar a fixação populacional no concelho.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE