“NOVA CASA” DOS ARQUITECTOS ESTÁ OFICIALMENTE ABERTA AO PÚBLICO
A Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) inaugurou a Nova Sede no passado Sábado, dia 9 de Abril, na Rua Álvares Cabral, N.º 144, 4050-040 Porto.
O Ministro do Ambiente, Eng. João Pedro Matos Fernandes, foi quem presidiu à cerimónia oficial de inauguração, tendo procedido ao descerramento da Placa Inaugural.
Seguiu-se o momento de abertura oficial, na Sala Multiusos, com as intervenções institucionais da Arq. Cláudia Costa Santos, Presidente do Conselho Directivo Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, do Presidente do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, Arq. João Santa-Rita e do Vereador do Pelouro da Habitação e Acção Social, Dr. Manuel Pizarro, em representação da Câmara Municipal do Porto. O momento institucional foi encerrado pelo Ministro do Ambiente, Eng. João Pedro Matos Fernandes.
Durante a inauguração foi projectado um vídeo de apresentação da obra e projecto da Nova Sede.
Sala de Exposições
Foi ainda anunciado o lançamento da iniciativa “Arte Pública Norte 41º”, que tem como finalidade a criação de uma peça artística identificativa da Nova Sede da OASRN e do Projecto Norte 41º, que contribua para a valorização e requalificação do Espaço Público.
O programa continuou com visitas guiadas ao edifício.
Sala do Arquiteto
Sobre a Nova Sede da OASRN
Para além de garantir a todos os arquitectos vários serviços de apoio à sua prática profissional, a Nova Sede da OASRN alberga o Projecto Norte41o – Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade. Tem como objectivo dinamizar e trabalhar a relação território de raiz e sociedade/arquitectura. Neste sentido, apresenta-se como um modelo de reabilitação, construção e conservação do património edificado no centro do Porto. Um prolongamento do espaço público, que preserva a cultura e a forma de estar/viver a cidade e o território.
A Nova Sede constitui, para os arquitectos, um local privilegiado de debate das questões da profissão, que não existiam nas antigas instalações. A Nova Sede da OASRN pretende assumir-se como o Epicentro do Conhecimento Arquitectónico do Norte do país, através da criação de várias valências: salas de formação, galeria de exposição, livraria, centro de documentação/biblioteca, espaço de coworking, ponto de informação para turismo arquitectónico e, ainda, espaço para encontro de associações de âmbito sociocultural. Pretende, ainda, dar resposta ao crescente fluxo de turismo arquitectónico, fomentado a troca colaborativa e a partilha de ideias, não só entre os membros da OASRN, mas também entre toda a sociedade.
A Sede é composta por dois edifícios gémeos do início do séc. XX., ligados fisicamente por uma construção de raiz, com cariz contemporâneo, ocupando o interior do lote. Trata-se de uma construção de 1.588 metros quadrados.
O Processo
Durante o processo de construção das novas instalações foram realizadas visitas e formações, no ambiente de estaleiro da obra, com o objectivo de dar a conhecer e exemplificar as boas práticas referidas no Projecto Norte 41o.
A construção da Nova Sede, cujo processo se iniciou em 2002 com a aquisição dos edifícios, avançou apenas em 2014 aquando do aumento da comparticipação a fundo perdido da ON.2 – O Novo Norte de 70% para 85%, concedido através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), só possível com a adicional comparticipação de 7.6% assegurada pela Câmara Municipal do Porto, o que perfaz um total de 92,6% do valor elegível (1670.000 euros). Foi, ainda, essencial a angariação de novos e renegociação das parcerias existentes.
Sobre o Projecto Norte 41o
O Projecto Norte 41o – Centro de Arquitectura, Criatividade e Sustentabilidade tem como missão promover projectos de investigação, formação, divulgação e debate sobre temas emergentes na prática profissional do arquitecto. Este projecto pretende ser uma resposta concreta aos desafios lançados a nível europeu, que promovem a procura de soluções adequadas e concretas para a valorização e qualificação ambiental e territorial dos equipamentos públicos, a fim de fortalecer a coesão social.