Nova moradia Traçado Regulador tem influência Hindu

Categorias: Arquitetura

A nova moradia do Traçado Regulador tem influência Hindu, o projeto está integrado no Belas Clube de Campo, num lote com 2.170 m2, com uma sala de oração hindu “suspensa”, duas cozinhas, garrafeira, sala de jogos, escritório e sala de cinema são algumas das particularidades deste projeto, entre os desafios propostos, o programa funcional do projeto destacou-se por ser muito vasto para a área de construção disponível.

A Traçado Regulador, gabinete português dedicado ao desenvolvimento de projetos e à consultoria em arquitetura e engenharia, está a desenvolver um projeto diferenciador para o segmento premium, com influência na cultura hindu.

Este projeto, localizado no Belas Clube de Campo, conta com uma área de construção total de 752m2 dividida por 3 pisos, que englobam: cinco suites, sala de jogos, garrafeira, escritório e sala de cinema.

Para além destas divisões, a moradia conta com uma sala de oração hindu “suspensa” sobre um lago, conferindo-lhe a associação natural de purificação do elemento água. Colocada sobre um único pilar, em maior evidência, no projeto da Traçado Regulador, foi ajustada para cumprir a orientação dos pontos cardeais, que não coincidia com a orientação da casa, ditada pelo lote. A rotação foi assim aproveitada, do ponto de vista estético, para destacar este volume do conjunto construído, tornando-a o ex libris da casa.

Uma piscina “suspensa” é outro dos elementos em destaque no terreno, projetando-se sobre o jardim com vista sobre o campo de golfe. O novo projeto da Traçado Regulador conta ainda com duas cozinhas, a principal de orientação vegetariana. Neste projeto colaboram um total de 18 técnicos, sendo 8 arquitetos e 10 engenheiros.

“O principal desafio deste projeto foi o programa funcional, muito vasto para a área de construção disponível, as exigências particulares desse programa, e a morfologia do terreno em face das limitações regulamentares. No entanto, a articulação espacial do conjunto possibilitou cumprir e superar expetativas e, ainda, criar um projeto com caraterísticas únicas e diferenciadoras.” comenta João de Sousa Rodolfo, arquiteto e CEO da Traçado Regulador.

No interior desta moradia podemos observar a fluidez do espaço e a relação com o exterior a cada passo dos percursos interiores. Por outro lado, temos uma espacialidade que se entende num primeiro olhar. O duplo pé-direito da entrada faz logo esse convite. Esta moradia tem ainda aquilo que carateriza todos os projetos da Traçado Regulador – uma constante intriga espacial que leva à descoberta das relações espaciais no interior e no exterior e entre interior e exterior.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?