Novo concurso para ampliação do Hospital de Setúbal

O novo concurso público para a ampliação do Hospital de São Bernardo (HSB), em Setúbal, com o valor base de 27,5 milhões de euros, deverá ser lançado na próxima semana, revelou deputado socialista Fernando José.

“No concurso público lançado no final do ano passado, houve 16 empresas que manifestaram interesse, mas apenas cinco concretizaram a apresentação de propostas para ampliação do HSB e todas com valores superiores ao valor base do concurso, pelo que não foi possível avançar com a adjudicação da empreitada”, disse à agência Lusa o vereador e deputado do PS eleito por Setúbal.

“Dado que a administração do Centro Hospitalar de Setúbal (CHS), que integra o HSB e o Hospital Ortopédico do Outão, não tinha verba suficiente para adjudicar a obra, o Governo aprovou a reprogramação do investimento previsto (de 17,1 para 27,5 milhões de euros)”, acrescentou Fernando José.

De acordo com a Resolução do Conselho de Ministros publicada hoje em Diário da República, o Governo reconhece a “necessidade de um novo ajustamento da execução orçamental inicialmente prevista [para o Hospital de São Bernardo] na Resolução do Conselho de Ministros n.º 77/2019, de 2 de maio, e a revisão do montante inicial do referido encargo, por forma a permitir a sua concretização”.

Em declarações à agência Lusa, o deputado socialista Fernando José referiu ainda que o novo concurso público contempla apenas uma “revisão de preços”, adiantando que o referido concurso público deverá estar concluído na primeira quinzena do mês de abril.

Segundo a administração do CHS, a construção do novo edifício permitirá instalar os serviços de urgência e dar continuidade à requalificação dos espaços de diversos serviços de apoio assistencial.

A insuficiência das atuais instalações do Hospital de São Bernardo (HSB), principal unidade de saúde do CHS, foi um dos principais motivos que, a par da falta de médicos e degradação dos serviços em diversas especialidades, levou à demissão do diretor clínico e de 87 diretores e coordenadores de serviço do HSB em outubro do ano passado.

A ampliação do Hospital de São Bernardo está prometida aos setubalenses há mais de uma década, mas só no Orçamento do Estado de 2021 foram disponibilizadas as verbas necessárias para a realização das obras, agora reforçadas em cerca de 10 milhões de euros.

© N.N./Lusa

Foto © DR

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE