
O impacto da Arquitetura e da construção no Ambiente e as formas de mitigá-lo em debate na II edição do Build – From High to Low Tech, encontro que se realiza na Casa da Arquitectura nos dias 15 e 16 de setembro reúne alguns dos mais reputados e reconhecidos nomes da arquitetura e promete “revolucionar a perspetiva em torno dos materiais e tecnologia”
O tema da sustentabilidade tem vindo a ganhar relevância na arquitetura e é hoje uma problemática fulcral nos debates em torno das práticas arquitetónicas. Ciente da incontornabilidade do tema, a Casa da Arquitectura recebe a 2ª edição do encontro “Build – From High to Low Tech”, que durante os dias de 15 e 16 de setembro promete “revolucionar a perspetiva em torno dos materiais e tecnologia na arquitetura” com um programa intenso de mesas-redondas, workshops interativos, exposição de materiais e conferências.
Organizado pela Hinterland, o Build vai trazer à Casa da Arquitectura alguns dos mais reputados e reconhecidos nomes da arquitetura entre os quais Christian Schmitt, Amin Taha, Fernando Romero, José Toral, Ignacio Rojas, Markus Zilker, Roger Boltshauser e Michael Salka.
A estes keynote speakers juntam-se, Park Associati, César Cardoso, Branco Del Rio, Romain Deboulle, Samuel Gonçalves, Jérémy Pernet, Francisco Fonseca e o Muro Atelier.
Tendo como objetivo discutir o impacto da indústria da construção no ambiente e de que forma pode ser mitigado, o encontro avança três abordagens complementares a este desafio: a utilização de materiais naturais com capacidade de armazenamento de carbono; estratégias de projeto adaptadas aos contextos locais e a utilização de tecnologia para otimizar a utilização dos materiais.
O Espaço Álvaro Siza vai ser o palco das intervenções dos Keynote Speakers* durante os dois dias, sempre a partir das 14h30.