Oitoo vencem concurso para habitação municipal em Lisboa

Categorias: Arquitetura

O júri considerou que, dos 4 trabalhos apresentados no âmbito do concurso público de conceção para a elaboração do projeto de habitação municipal na av. Carlos Pinhão – Bairro do Armador, em Lisboa, e conforme o Relatório Final de Júri, a proposta vencedora da autoria dos Oitoo destaca-se pela “notável valorização da sua integração no contexto urbano, e na sua articulação com o espaço público envolvente.” O Júri refere ainda que a proposta” demonstra um trabalho sensível de compreensão da envolvente próxima onde se insere (…) garantindo e valorizando a eficaz integração nos sistemas urbano próximos, promovendo um sentido de bairro, de singularidade e de identidade do lugar”.

Relativamente às tipologias, a proposta “revela elevada adequabilidade programática e funcional, trabalhando as tipologias habitacionais de forma a maximizar as respetivas áreas úteis, apresentando soluções diversas e adaptadas a vários modos de habitar”.

A proposta da autoria dos FORA Arquitectos, classificada em 2º lugar, evidencia-se pela “racionalidade e habilidade da solução proposta.” O Júri aponta ainda que “o estudo tipológico apresentado é relevante no sentido em que, enquadrado na crise habitacional atual, apresenta uma reflexão sobre a necessidade de repensar o modo como desenhamos uma unidade de habitação, adequada às novas formas de habitar”.

A proposta classificada em 3º lugar, da autoria de Miguel Saraiva & Associados – Arquitectura e Urbanismo S.A. é “reveladora de atenção às questões de durabilidade na utilização dos materiais e sistemas construtivos para a definição da solução construída”.

Os trabalhos apresentados no âmbito do concurso público de conceção para a elaboração do projeto de habitação municipal na av. Carlos Pinhão – Bairro do Armador, em Lisboa, promovido pela Lisboa Ocidental, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana E. M., S. A., com assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, foram apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:

1º classificado
Autoria: Oitoo, Lda
Coordenação: Nuno Miguel Ferreira Baptista Rodrigues

2º classificado
Autoria: FORA Arquitectos, Lda
Coordenação: Raquel Oliveira

3º classificado
Autoria: Miguel Saraiva & Associados – Arquitectura e Urbanismo S.A.
Coordenação: Miguel Alexandre Pereira Alves Saraiva

Consulte o Relatório Final de Júri + Anexo > AQUI

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE