Open House vai revelar mistérios da Arquitetura Centenária do Porto

Categorias: Arquitetura

É apresentado esta segunda-feira o Open House Porto 2016, que vai decorrer nos próximos dias 18 e 19 e que tem como objetivo dar a conhecer de forma gratuita dezenas de espaços arquitetónicos de relevo da Invicta, de Matosinhos e de Vila Nova de Gaia.

 

 

Organizado pela Casa da Arquitetura e pela Trienal de Arquitetura de Lisboa – em parceria com as autarquias do Porto, Matosinhos e Gaia – o Open House vai para a segunda edição e terá este ano como grande objetivo dar a conhecer surpresas patrimoniais das três cidades que tenham como base edifícios do final do século XIX e início do século XX, conforme revelou ao Porto24 Jorge Figueira, comissário da mostra.

 

“Esse tipo de edificado marca bastante cada uma das cidades por onde vai passar o Open House. Além de que constitui como base fundadora da cultura e da urbanidade do Porto”, explicou Jorge Figueira.

 

Para o arquiteto e crítico de arte que vai comandar o Open House, será uma forma de “visitar a cidade de forma inesperada”, uma espécie de “processo de descoberta” de casos singulares que muitas vezes passam completamente despercebidos aos olhos do cidadão comum.

 

Para além dos edifícios centenários, outros projetos arquitetónicos mais recentes que marcam as paisagens urbanas do Grande Porto também fazem parte do roteiro. É o caso, por exemplo, da Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira (desenhada por Siza Vieira), ou do Terminal de Cruzeiros de Leixões, em Matosinhos.

 

As visitas serão todas elas gratuitas e contarão com guias especializados, em alguns casos arquitetos que participaram ativamente nos projetos dos património disponível para conhecer neste Open House.

 

O conceito do Open House foi criado em Londres, Grã-Bretanha, em 1992 por Victoria Thorton, responsável que o ano passado acompanhou de perto a edição do Porto. Atualmente é realizado em cerca de 30 cidades espalhadas pelo mundo.

 

Mais informações aqui

 

Fonte: http://www.porto24.pt

 

Foto: Arq/Carlos Romão

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?