OTIIMA e IPCA lançam formação inovadora em Industrialização e Serralharia Digital

Translator

 

A OTIIMA Industries, em parceria com o IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), lançam um curso inovador de Industrialização e Serralharia Digital, com equivalência CTESP. Este novo curso pretende formar um grupo de 15 jovens, proporcionando-lhes experiência formativa diversificada e com uma forte componente prática, preparando-os para um contexto futuro de trabalho completamente ajustado às necessidades reais da Indústria.

Em entrevista ao ECO, João Simões, CEO OTIIMA apresenta esta iniciativa pioneira, contextualizando todos os aspetos que fazem deste curso uma oportunidade diferenciada, dentro da oferta formativa já existente.

O que motivou a OTIIMA a potenciar a criação deste curso de Industrialização e Serralharia Digital?

O mercado da Indústria e Construção está em constante evolução, especialmente com a integração de tecnologias avançadas relacionadas com robótica e automação. Identificamos uma necessidade crescente de profissionais qualificados que possam atuar nesse novo cenário. Esta parceria com o IPCA visa formar esses profissionais, removendo o estigma de que a área da serralharia possa ter perdido importância. Esta, à semelhança de várias outras, terá de se adaptar a novas especificidades, nomeadamente tecnológicas. Mas ressalvo que este curso tem umaabrangência bastante mais transversal dentro do universo da Indústria, nomeadamente no setor da Construção, com foco para a área que nos é mais próxima – a caixilharia minimalista.

Seguindo a tónica da abrangência deste curso, quais serão então as áreas de formação contempladas?

O objetivo é que um aluno que termine este curso sinta a capacidade de ter autonomia e destreza naquilo que são as várias fases pelas quais passa o processo de construção de uma janela. O curso contempla formação na área de desenho técnico, investigação e desenvolvimento, gestão de projeto, operar máquinas CNC, entre outros. Estas formações correspondem, na prática, a um conjunto de departamentos que existem dentro das empresas, na nossa e em várias do setor, onde depois o aluno terá capacidades para desempenhar funções, também de acordo com as áreas onde se sentir mais capaz de aportar valor.

Quais são os critérios de elegibilidade para concorrer a este curso e os benefícios que apresentam aos candidatos?

Voltando a salientar esta vertente formativa 360 dentro do que são as etapas que envolvem o processo de construção de uma janela, nomeadamente as especificidades e necessidades de trabalhar estritamente com as ideias e pedidos dos arquitetos, este curso prevê a atribuição de uma bolsa de estágio, no valor de três mil euros, e o pagamento integral das propinas, por parte da OTIIMA. A garantia de empregabilidade após curso é extremamente elevada, podendo até arriscar dizer que estará 100% assegurada. Além disso, todos os alunos terminarão com o diploma técnico superior profissional, que representa a possibilidade de continuidade no Ensino Superior.

A oportunidade de ingressar nesta formação está aberta a qualquer pessoa que tenha o 12º ano de escolaridade concluído. Desenvolvemos este curso com o IPCA por ser, do lado da academia, uma instituição com provas dadas na qualidade da formação que promove – sólida e reconhecida. Portanto, com esta parceria sentimos que estávamos preparados para apresentar ao mercado uma tão necessária resposta à escassez de talento, altamente qualificado, que possa contribuir para a inovação e eficiência no setor da construção.

Esta parceria entre a OTIIMA e o IPCA promete abrir oportunidades para jovens que tenham terminado o 12º ano e procurem o seu lugar no meio profissional ou atribuir a pessoas já no mercado de trabalho outras possibilidades de progressão e evolução de carreira, oferecendo formação e oportunidades reais de desenvolvimento profissional.

 

LINKS
VÍDEOS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE