Pablo Rebelo e Pedro Pita vencem Concurso Ideias para a Reestruturação de um quarteirão em Zagreb

Categorias: Arquitetura

Os arquitectos Pablo Rebelo e Pedro Pita são os grandes vencedores do concurso internacional de ideias para a reestruturação de um quarteirão na cidade de Zagreb, o Badel Block Competition.

 

O concurso promovido pela autarquia de Zagreb e pela Ordem croata dos arquitectos, reconheceu a originalidade da proposta da dupla de arquitectos formados na Faculdade da Universidade do Porto, num universo de 250 propostas apresentadas a concurso.

 

 

A ideia passava por revitalizar alguns quarteirões por concluir na cidade croata, o que será feito com recurso à criação de um centro multifuncional que mantivesse a identidade industrial da zona. O “conceito-chave” da proposta da dupla portuguesa foi reconhecida como a solução ideal por parte do júri que avaliou as propostas que espera garantir um núcleo como “ícone vivido”, potenciando novas rotinas e qualidades num novo valor urbano. “Era um espaço muito indefinido e nós propusemos recuperar a tipologia do quarteirão europeu: construção à volta e o núcleo vazio”, contou Pablo Rebelo citado pelo jornal Público.

 

A área de construção ronda os 50 mil metros quadrados e o projecto dos portuenses inclui três edifícios residenciais, três edifícios de hotel, escritórios, um parque público e um centro cultural. O júri elogiou a forma “clara e simples” como reuniram “todas as valências de uma forma equilibrada”.

 

 

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.