Paulo Mendes Da Rocha foi premiado com a Riba Gold Medal 2017

Categorias: Arquitetura

O Royal Institute of British Architects (RIBA) acaba de anunciar o vencedor da Royal Gold Medal 2017: Paulos Mendes da Rocha. Com 87 anos, Mendes da Rocha é um dos arquitetos brasileiros mais celebrados da história, e sua abordagem brutalista vem deixando um importante legado no país e especialmente em São Paulo. O recente prêmio vem na esteira de um ano muito bem sucedido para o arquiteto, reconhecido com o Leão de Ouro da Bienal de Veneza 2016 por sua trajetória e, há algumas semanas, anunciado como vencedor do Prêmio Imperial 2016. Paulo Mendes da Rocha também já foi agraciado com o Prêmio Pritzker em 2006 e com o Prêmio Mies van der Rohe por seu projeto na Pinacoteca de São Paulo em 2000.

Nascido em Vitória, Espírito Santo, Paulo Mendes da Rocha atraiu a atenção pela primeira vez por seu projeto para o Clube Atlético de São Paulo, de 1957. Desde então, projetou e construiu muitas obras importantes em São Pailo, como o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) (1988), a Praça do Patriarca (1992-2002), a remodelação da Pinacoteca do Estado de São paulo (2000) e o Centro Cultural FIESP (1997).

“A obra de Paulo Mendes da Rocha é muito incomum em comparação com a maioria dos arquitetos mundialmente celebrados”, comentou a presidente do RIBA, Jane Duncan. “Ele é um arquiteto com incrível reputação internacional, apesar da maioria de suas obras primas se localizar em seu país natal. Revolucionária e transformadora, a obra de Mendes da Rocha caracteriza a arquitetura brasileira da década de 1950 – concreto bruto, aparente e belo.”

Respondendo ao prêmio, Paulo Mendes da Rocha disse: “Após tantos anos de trabalho, é uma grande alegria receber este reconhecimento do Royal Institute of British Architects pela contribuição que minha obra e experimentos ofereceram ao progresso da arquitetura e da sociedade. Gostaria enviar uma calorosa saudação a todos aqueles que compartilham de minha paixão, em particular os arquitetos britânicos, e compartilhar este momento com todos os arquitetos e engenheiros que colaboraram com meus projetos.”

O júri da RIBA Gold Medal foi composto pela Presidente do RIBA, Jane Duncan, juntamente com Sir Peter Cook, Neil Gillespie OBE, Victoria Thornton OBE e a vencedora da Royal Gold Medal de 2015, Sheila O’Donnell. Mendes da Rocha foi nomeado por Neil Gillespie OBE e John McAslan CBE.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?