Pedro Matos Gameiro e Bugio vencem concurso para a Escola de Cascais

Categorias: Arquitetura

O júri considerou que, das 28 propostas apreciadas e conforme Relatório Final de Júri, a vencedora, da autoria de Matos Gameiro Arquitectos (Pedro Matos Gameiro) + Atelier Bugio (João Favila Menezes), destacou-se pela “grande coerência tipológica e morfológica, apresentando uma clara separação dos núcleos funcionais, mantendo uma forte e eficaz ligação entre a totalidade os espaços”.

O Júri acrescenta ainda que “a aparente simplicidade da proposta – baseada num pátio central, com galerias exteriores em torno deste, através das quais se acede às salas de aulas nos pisos superiores – é enriquecida pela disposição dos volumes no piso térreo onde se instalam as áreas comuns”.

O segundo prémio, atribuído à proposta de José Maria Gonçalves Vieira e Tomás Perloiro Cruz, mostra uma “grande qualidade, quer a nível urbano e arquitectónico, quer a nível metodológico”. O Júri aponta ainda a riqueza espacial gerada pela articulação programática.

A proposta coordenada pela arquitecta Patrícia Marques ficou em terceiro lugar e revela-se “notável seja do ponto de vista da organização, seja nas relações que estabelece com o entorno”. É referido a título de exemplo a “forma admirável como se delineia o momento de entrada na escola”.

O Júri decidiu, ainda, atribuir cinco menções honrosas.

Os 28 trabalhos apresentados no âmbito do concurso público de conceção para a elaboração do projeto da Escola de Cascais, promovido pela Câmara Municipal de Cascais, com assessoria técnica da Secção Regional Sul da Ordem dos Arquitetos, foram apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:

1º classificado
Autoria: Pedro Matos Gameiro Arquitecto lda + Bugio II – arquitectura unipessoal lda
Coordenação: Pedro Matos Gameiro

2º classificado
Autoria: José Maria Gonçalves Vieira e Tomás Perloiro Cruz
Coordenação: Pedro Appleton

3º classificado
Autoria: Vassco – Consórcio de Arquitectura, PLCO Arquitecto – Unipessoal Lda + Site Specific Arquitectura lda + Ventura Trindade Arquitectura lda
Coordenação: Patrícia Marques

Menção honrosa
Autoria: Aripa, Ilídio Pelicano Arquitectos lda
Coordenação: Ilídio Pelicano Lopes da Cunha

Menção honrosa
Autoria: Sofia Machado Santos Unipessoal lda
Coordenação: Sofia Machado Santos

Menção honrosa
Autoria: Luis Pedro Casquilho Pinto
Coordenação: Luis Pedro Casquilho Pinto

Menção honrosa
Autoria: Tiago André Clemente Santana
Coordenação: Tiago André Clemente Santana

Menção honrosa
Autoria: Meron Architects AB
Coordenação: Ori Meron

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal