Pedro Sottomayor foi o vencedor do concurso de ideias para as novas esplanadas da baixa pombalina

Categorias: Arquitetura

Tornado público pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior o resultado do concurso de ideias para as novas esplanadas do centro histórico de Lisboa, o MUDE agradece publicamente a todos os designers, e respectivas equipas, o empenho e profissionalismo demonstrado ao longo de todo o processo.

 

A qualidade geral das propostas recebidas a concurso contribui para o reconhecimento do lugar e do papel do design na nossa sociedade.

 

Conforme foi reconhecido pelo júri todas as equipas demonstraram uma atenção particular “com a valorização e harmonia do território, a salvaguarda patrimonial do centro histórico e a qualificação geral do mobiliário urbano, quer em termos estéticos como materiais, (evidenciando um) cuidado em propor um modelo que consagrasse uma unidade estética a todo o território delimitado, permitindo no entanto uma certa diversidade, visível na paleta de cores e nas diferentes cadeiras e mesas”.

 

A proposta vencedora foi apresentada pelo designer Pedro Sottomayor, em parceria com a CANRAN Arquitectura e com a White Studios. Trata-se de uma proposta completa e integrada, com elevada qualidade no detalhe em todos os diferentes equipamentos propostos. Salienta-se a sofisticação da proposta, visível na paleta de cores por áreas, na tipografia proposta e na variedade dos modelos de cadeira, com diferentes valores de produção, e no desenho de dois novos equipamentos – cadeira Manel e cadeira Maria. Lança vários desafios em termos de zonamentos e pavimentação.

 

Com este anúncio, inicia-se uma nova fase. O MUDE continuará a colaborar com a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e a equipa vencedora, no que for necessário, com vista à implementação concreta do grande objectivo que nos moveu a todos – a requalificação do espaço público e a melhoria do mobiliário urbano.

 

Imagem 1 – Simulação Rua Augusta
Imagem 2 – Simulação Praça do Rossio
Imagem 3 – Simulação Rua dos Correeiros

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE