Plataforma internacional liderada pela FAUP distinguida pela Comissão Europeia

A plataforma ‘NEB goes South’, liderada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), foi selecionada pela Comissão Europeia para fazer parte do NEB Lab, enquanto projeto liderado pela comunidade.

Organizada por seis escolas de arquitetura de Portugal, Espanha, França, Itália, Croácia e Grécia, a ‘NEB goes South’ é uma plataforma aberta e colaborativa para aprender, debater, projetar e inspirar ações que aliem sustentabilidade, estética e inclusão, reconhecendo a realidade geográfica e cultural do Sul da Europa e respondendo ao desafio da ‘New European Bauhaus‘ (NEB).

O NEB Lab é um espaço de cocriação ao serviço da comunidade NEB, correspondendo a uma estrutura baseada em projetos que procuram alcançar mudanças tangíveis num contexto local ou específico: “o Lab é onde a New European Bauhaus é implementada através de projetos concretos e tangíveis. É sobre o que podemos alcançar quando trabalhamos juntos num espírito de abertura e confiança. Concentra-se em conectar pessoas, em aprender uns com os outros e em explorar experiências.”

Esta distinção atribuída ao projeto ‘NEB goes South’, não só reconhece o trabalho já realizado para desencadear um debate alargado que se espera intensificar de diferentes formas no futuro, como também potencia as oportunidades de expandir a rede de parceiros e contribuir para uma transformação tangível no terreno através da criação de condições mais favoráveis para a transição verde de uma Europa mais inclusiva.

U.Porto na construção da “New European Bauhaus”

Refletir e propor futuros modos de vida que respondam ao Pacto Ecológico através de soluções sustentáveis, inclusivas e belas é o desafio central da “New European Bauhaus”. Mais de um século depois da “primeira” Bauhaus, a Comissão Europeia lançou este projeto com o objetivo de iniciar a um novo movimento cultural sustentável, que fará parte do plano de recuperação Next Generation EU, no valor de 750 mil milhões de euros.

O objetivo desta iniciativa passa por construir uma Europa mais sustentável, inclusiva, caracterizada pela acessibilidade dos espaços, proteção da biodiversidade, com experiências enriquecedoras, inspiradas na criatividade, arte e cultura.

Reconhecendo a condição geográfica e climática comum dos países do Sul da Europa e o seu legado cultural, a U.Porto liderou a associação de universidades de seis países na criação de uma plataforma pan-europeia de encontro e debate, a NEB goes South, que possa contribuir para a identificação de problemas e oportunidades comuns e partilha de experiências.

A plataforma surge também com o objetivo declarado de sensibilizar comunidades e consciencializar os cidadãos, considerando o papel determinante das instituições de ensino superior e de investigação. Combina, por isso, as perspetivas e contributos sobre o Sul da Europa, de estudantes, arquitetos, designers, engenheiros, geógrafos, sociólogos e outros cientistas e artistas.

Liderada pela FAUP, a NEB goes South conta ainda com a participação da Escola de Arquitetura de Valência; Escola de Arquitetura de Toulouse; Departamento de Arquitetura, Alma Mater Studiorum, da Universidade de Bolonha; Faculdade de Arquitetura da Universidade de Zagreb e Escola de Arquitetura da Universidade Técnica Nacional de Atenas.

Foto ©DR

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.